23 NOV 2023
SÍFILIS: Saiba mais sobre a doença e sobre como se proteger
Foto Noticia Principal Grande
Imagem 1 (mão): Raquel Portugal | Acervo: Fiocruz Imagens | (a imagem passou por edição)
A Sífilis é uma doença bacteriana, sexualmente transmissível, e que pode permanecer por mais de um ano sem sintomas ou sinais até que sua fase final se manifeste, podendo causar graves lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares, neurológicas e levar à morte. Além disso, a infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação (Sífilis Congênita).

Atualmente a doença possui tratamento e métodos de prevenção. No entanto, de forma geral, os números de casos de Sífilis Adquirida aumentaram em Minas Gerais no último ano. Analisando os números do mês de agosto de 2022 e 2021, é possível perceber o aumento de mais de 6% no número de casos neste ano.

O cuidado individual é de suma importância e pode ser praticado por meio da realização de testes gratuitos, disponibilizados pelo SUS para diagnosticar a doença, além do uso correto do preservativo masculino e/ou feminino, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível.

Os testes rápidos estão diariamente disponíveis nas unidades de saúde, além de serem realizados em ações de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde. Procure seu PSF ou aproveite a próxima ação, no dia 25/11 (sábado), de 07h às 14h na ESF 8 (Antigo Fórum), para realizar o teste e se prevenir contra a Sífilis.

Continue acompanhando os canais de comunicação da Prefeitura para saber mais sobre ações de prevenção em nossa cidade.

Obs.: os demais serviços da ação do dia 25/11 (consultas, vacinação, cálculo de IMC, ...) serão voltados exclusivamente aos homens, em conformidade com a campanha Novembro Azul.