22 NOV 2023
PROMOÇÃO SOCIAL
CONHECENDO O CREAS: Saiba quais são os serviços oferecidos pelo CREAS
O CREAS possui um importante papel dentro da rede de assistência social em nossa cidade, principalmente no acompanhamento de pessoas e famílias em situação de risco social ou que tiveram seus direitos violados.
O QUE É CREAS?
O CREAS é um local público composto por uma equipe que faz acompanhamento especializado de pessoas e famílias que estejam em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

PÚBLICO ALVO
O CREAS atende crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas em situação de rua, pessoas com deficiência e famílias que estão passando por situações como: maus-tratos, violência física, negligência, exploração e outras violações de direitos.

NOSSA EQUIPE
Fazem parte da equipe do CREAS Maria Rosária Prado Gregório: diretora, advogada, assistente social, psicóloga, orientadora social, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais. Com essa equipe qualificada, o CREAS está preparado para auxiliar a cidade de Cláudio.

COMO TER ACESSO AOS SERVIÇOS
1. Através de agendamento, indo diretamente ao CREAS: Rua Goiás, nº 671, Rosário - Cláudio/MG. (Seg. a Sex. de 08h às 17h)
Telefones: (37) 3381-1318 / (37) 9 8418-2094
2. Através de encaminhamentos de outras instituições como: Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Conselho Tutelar, Escolas, dentre outras.

O QUE O CREAS FAZ
•Serviço de proteção e atendimento especializado às famílias e indivíduos (PAEFI)
•Abordagem social de pessoas que se encontram em situação de rua
•Apoio às famílias na sua função protetiva
•Visitas técnicas domiciliares
•Acompanhamentos às vítimas de violência e às pessoas em situação de risco social e/ou pessoal;
•Ações de mobilização e enfrentamento de violações de direito; entre outras.

O QUE O CREAS NÃO FAZ
•Não recebe denúncias de violações de direitos
•Não realiza investigações
•Não realiza processos de responsabilização.
*No entanto, ele atua em parceria com as instituições que prestam estes serviços.

Em caso de violação de direitos DENUNCIE
190 - Polícia Militar
Disque 100 - disque denúncia de violação de Direitos Humanos
181 - disque denúncia anônimo sobre crimes