07 ABR 2024
Dia Mundial da Saúde: Bons hábitos para uma vida mais saudável
Comemora-se hoje (07/04) o Dia Mundial da Saúde. Instituída pela ONU em 1948, essa data representa uma oportunidade para refletirmos sobre o estado da saúde global, aumentar a conscientização sobre questões importantes e reconhecer os esforços dos profissionais da saúde.

Neste ano, a Equipe Multiprofissional de Saúde da Cidade Carinho destaca a importância de cultivar bons hábitos, como uma alimentação saudável, prática de atividade física, realização de exames periódicos, vacinação, entre outros.

Confira abaixo uma guia simples para vida uma mais saudável:

1. Alimentação Saudável: Nutrição é Fundamental

Opte por uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis.

2.  Atividade Física: Mexa-se Todos os Dias
Dedique pelo menos 30 minutos por dia a atividades físicas, como caminhadas, corridas e aeróbica, para manter seu corpo e mente saudáveis.

3. Sono Adequado: Descanse o Suficiente
Priorize um sono de qualidade, com pelo menos 7-8 horas de descanso por noite, para ajudar na recuperação do corpo e na manutenção da saúde mental.

5. Gerenciamento do Estresse: Encontre Equilíbrio
Busque maneiras saudáveis de lidar com o estresse, como respiração profunda, hobbies ou conversas com amigos e familiares. Cultive uma atitude positiva, pratique a gratidão e valorize cada momento da vida.

6. Exames de Rotina: Prevenção é a Melhor Cura
Faça check-ups regulares e exames de rotina para detectar precocemente qualquer problema de saúde e tratá-lo de forma eficaz.

7. Vacinação: Proteja-se e Proteja os Outros
Certifique-se de manter suas vacinas em dia para prevenir doenças e proteger sua comunidade.

8. Beba Água: Mantenha-se Hidratado
Consuma bastante água ao longo do dia para manter seu corpo hidratado e ajudar na digestão, na circulação e na função cerebral.

9. Evite o Tabagismo e o Consumo Excessivo de Álcool
Pare de fumar e limite o consumo de álcool para proteger sua saúde pulmonar, cardiovascular e mental.

Aliado a tudo isso, destacamos o suporte oferecido pelos serviços de saúde do município, que auxiliam na promoção desses hábitos saudáveis. Entre esses apoios estão as aulas de treinamento funcional, grupos de arteterapia, ações de prevenção, campanhas de vacinação, realização de testes rápidos, dentre outros.

Unindo cuidado pessoal e serviço de saúde pública podemos construir uma cultura de bem-estar e vida saudável que vai além do tratamento de doenças. Juntos, podemos fortalecer a saúde da Cidade Carinho e tornar nossa cidade ainda mais saudável!