01 JUN 2023
MEIO AMBIENTE
DEFESA CIVIL E SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA DEFINEM AÇÕES DE PREVENÇÃO CONTRA INCÊNDIOS FLORESTAIS
Estamos em uma época do ano em que todo cuidado é pouco para evitar os incêndios florestais. A mudança de temperatura, infelizmente, é um forte incentivo para as queimadas, que trazem prejuízos para o meio ambiente e para a nossa saúde, principalmente aos idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios. Por isso, uma série de ações de prevenção contra incêndio em localidades estratégicas foram definidas através da Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura.

As reuniões tiveram início em abril, quando foi determinado o fazimento de aceiros, que são faixas ao longo das cercas onde a vegetação foi completamente eliminada da superfície do solo. A sua finalidade é prevenir a passagem do fogo para a área de vegetação, evitando assim queimadas ou incêndios.

Estes aceiros serão realizados em áreas estratégicas alvos de ocorrências de incêndios criminosos. Além disso, a Defesa Civil promoverá um curso de Brigadista Florestal para treinar e capacitar servidores. O objetivo do ensino é instruir e orientar os participantes para atuar na prevenção e combate a incêndios florestais, com ênfase na proteção da fauna e flora da nossa região.