04 ABR 2023
PROMOÇÃO SOCIAL
Você sabe o que é o Autismo?
O Autismo, ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), como é conhecido atualmente, é um distúrbio neurológico, perceptível ainda nos primeiros anos de vida, que ocasiona dificuldades na comunicação e interação social, além de gerar padrões repetitivos de comportamento.

O TEA é uma condição permanente e se manifesta com diferentes intensidades em cada pessoa. Alguns dos sintomas podem ser: demora para começar a falar, evitar olhar nos olhos, não atender ao chamado do nome, não brincar com crianças da mesma idade, choros inapropriados, sensibilidade a sons, entre outros.

Embora o autismo seja uma condição permanente, o diagnóstico e o tratamento precoce adequado contribuem para que a pessoa com TEA tenha um melhor desenvolvimento e mais qualidade de vida. Parte dos esforços para a melhoria dessa qualidade de vida também é direcionada à conscientização das pessoas, para que haja maior respeito e inclusão dos autistas na sociedade.

CURIOSIDADE: Atualmente o TEA possui alguns símbolos, os principais são: o quebra-cabeças, ou uma fita de quebra-cabeças – simbolizando respectivamente a complexidade e a diversidade das pessoas com TEA – e a cor azul – representando a maior incidência de casos no sexo masculino.