20 ABR 2016
Município capacita profissionais para a implantação do S.I.M

O Município de Cláudio se prepara para a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) que além de qualificar o trabalho dos pequenos produtores, garantirá alimentos saudáveis aos consumidores a partir de vistorias constantes realizadas pelo Executivo. Como parte da habilitação desse projeto, foram capacitados dois funcionários do Município que participaram de cursos na sede da AMVI em Divinópolis nos dias 26 de fevereiro, 08 e 22 de março e 05 de abril.

A implantação desse sistema é viabilizada pelo CINCOM (Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste de Minas) que envolve outros treze municípios além de Cláudio. A iniciativa consiste em agregar valor aos produtos derivados de animais como carnes bovina, aviária e suína, leite, ovos, mel e pescado, possibilitando que os trabalhadores agropecuários tenham espaço no mercado varejista de forma legal.

O próximo passo para a validação da proposta será uma reunião no dia 12 de maio com os profissionais da área a fim de apresentar o projeto pontuando sua necessidade, legalidade, entre outros assuntos pertinentes a esse serviço.  A adequação da legislação sanitária e o estímulo a constituição de SIM, individualmente ou em consórcios de municípios, incluindo a disponibilização de diversos materiais técnicos sobre o assunto é, portanto, de grande relevância.

ENTENDA MAIS SOBRE O S.I.M

Atribuições

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização da produção de bebidas e alimentos de origem animal e/ou vegetal destinados ao consumo humano,  preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Cláudio.

Monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local de produção e a higiene da industrialização é possível atestar a qualidade dos produtos de origem animal e seus derivados, como embutidos cárneos (linguiça, salame, salsicha), queijo, ovos, mel, doces e pescado, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento econômico local, pois incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores claudienses alimentos com qualidade e segurança garantida.

Emissão de certificados de qualidade dos produtos de origem animal e vegetal

O S.I.M. emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequarem às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Planejamento e assessoria para instalação de pequenas queijarias, fábricas de conservas, embutidos diversos e outros produtos de origem animal

Será dada assessoria completa às empresas e empreendedores para que se adequem às normas sanitárias exigidas em legislação, estimulando o desenvolvimento econômico destas empresas.

O serviço inspeção e sua atuação

O serviço de inspeção, a princípio, terá caráter educativo e de orientação para implementação/adequação às exigências sanitárias. Caso esgotadas as tentativas, se não houver o atendimento das solicitações, serão aplicadas as sanções de infração, advertência, interdição e apreensões de produtos, além da aplicação de multas.

Durante uma inspeção são vistoriadas a estrutura física dos estabelecimentos de produção, os equipamentos e as atitudes relacionadas às boas práticas de fabricação.