23 FEV 2024
5 Mitos sobre Vacinas
A informação correta sobre vacinas é essencial para proteger a saúde de todos. Por isso, confira abaixo algumas informações erradas sobre vacinação e fique por dentro de qual é a realidade sobre cada mito.

1. Se a vacina contra gripe é feita com o vírus, vou ficar gripado depois de tomá-la.
MITO: A vacina da gripe é composta por um vírus inativado, ou seja, ele está morto. É  impossível pegar gripe por meio dessa vacina.

2. As vacinas contêm ingredientes perigosos e/ou tóxicos.
MITO: Embora os ingredientes nos rótulos das vacinas possam parecer intimidantes (mercúrio e alumínio, por exemplo), muitos deles podem ser encontrados naturalmente em nosso corpo. As quantidades nas vacinas são muito pequenas e não “envenenam” ou prejudicam o corpo.

3. Quem é saudável não precisa de vacina.
MITO: Todas as pessoas estão suscetíveis a doenças independente de sua imunidade. É necessário seguir o esquema vacinal para se prevenir de adquirir as doenças e suas consequências.

4. Pessoas com doenças crônicas não podem tomar vacinas.
MITO: Na verdade, pessoas com doenças crônicas são parte do grupo de risco e precisam ter ainda mais cuidado em manter a imunização, tomando as vacinas.

5. Há riscos para os bebês de grávidas que são vacinadas contra a gripe.
MITO: A gestante não só pode como deve tomar a vacina. O bebê ficará protegido pela passagem de anticorpos via placenta até que possa receber a vacina, após os seis meses de vida.

Viu? Não tem desculpa para deixar de tomar as vacinas. Procure sua unidade de saúde e coloque o cartão vacinal em dia.