27 JAN 2016
Prefeitura confirma mortandade de peixes no Córrego Lavapés

Na manhã desta quarta-feira (27) a Prefeitura de Cláudio, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, recebeu uma denúncia de que havia um número considerável de bagres mortos no Córrego Lavapés. Prontamente, representantes do Executivo estiveram no local e confirmaram o fato.

Além da mortandade de peixes, foram constatados também em alguns trechos do Córrego, acúmulo de óleo e turbidez da água. Imediatamente, o Departamento de Meio Ambiente acionou a Copasa e o Setor de Vigilância Sanitária requerendo amostra da água para uma análise que vai definir a causa dos problemas detectados.

AÇÕES DA PREFEITURA PARA A PRESERVAÇÃO DO CÓRREGO

Em novembro do ano passado, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços, antevendo o período chuvoso, executou a limpeza do Córrego Lavapés, possibilitando um melhor curso d’água. O procedimento foi realizado manualmente de forma a preservar a área. Além disso, o Executivo tem monitorado o serviço de tratamento do esgoto prestado pela Copasa e participado das audiências públicas realizadas sobre o assunto.
Em denúncias feitas pela população, a Prefeitura constatou também em outras ocasiões o descarte de materiais às margens do Córrego Lavapés. Ressalta-se que a poluição configura crime ambiental passivo de penalização conforme a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dessa forma, o Executivo pede a colaboração da comunidade, principalmente a ribeirinha, para que o descarte irresponsável de materiais não prejudique o meio ambiente.