03 MAR 2016
Dengue em Cláudio é tema de palestra com sociedade civil

No dia 02 de março a Prefeitura de Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma reunião com representantes de diversos segmentos da Sociedade Civil para explanação sobre a situação da Dengue em Cláudio. O chefe do setor de Vigilância Epidemiológica Magno Gonçalves ministrou o conteúdo que teve início com a explicação de como o vetor da doença se prolifera.

As possíveis causas para o surto de casos notificados a partir de novembro, entre elas o clima, sensibilidade da população ao vírus - visto que a epidemia pela doença é fator inédito em Cláudio e quem já a contraiu se torna resistente para o mesmo tipo de vírus (São 4 tipos no total) - , alta infestação pelo vetor, falta do larvicida cedido pelo Governo Federal e pouca atuação dos moradores no controle da doença (80% dos focos estão nas residências) foram expostas para o público presente bem como a notícia de que o número de notificações pela doença vem caindo significativamente, tendo em vista as ações do Poder Público em parceria com a comunidade.

A programação do que vem sendo feito para o controle da doença também foi levada ao conhecimento do público: Decreto de Situação de Emergência na Saúde Pública por causa da Dengue em 5 de janeiro de 2015 que viabilizou a contratação de mais quinze agentes de combate à Dengue, aquisição de mais medicamentos e insumos; circulação do Ultra Baixo Volume veicular, ou fumacê como popularmente é conhecido, para a eliminação de até 80% dos mosquitos nas áreas mais afetadas; trabalho educativo como distribuição de panfletos, entrevistas em rádio e tv, envio de projeto de lei ao Legislativo que pune com multa proprietários de imóveis reincidentes em manter focos do mosquito transmissor, implantação do Protocolo de Manchester para classificação de risco em atendimentos pela doença e limpeza de terrenos baldios para a eliminação de focos do vetor, são algumas dessas ações.

A oportunidade serviu também para os presentes solucionarem dúvidas frequentes da população sobre a Dengue. A expectativa é que eles sejam também multiplicadores na campanha de combate ao Aedes aegypti no Município.