22 AGO 2022
PROMOÇÃO SOCIAL
Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
Começou ontem (21) a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla
A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017, como uma forma de promover o desenvolvimento de conteúdos conscientizadores sobre as necessidades para inclusão destas pessoas e o combate ao preconceito.

De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer a regras, e realizar atividades cotidianas – como, por exemplo, as ações de autocuidado

Já as pessoas com deficiência múltipla são aquelas afetadas em duas ou mais áreas, caracterizando uma associação entre diferentes deficiências, com possibilidades bastante amplas de combinações. Um exemplo seriam as pessoas que têm deficiência mental e física.

Dessa forma, esta semana é uma ocasião especial para o fomento da troca de conhecimento, ideias e propostas para a construção de políticas públicas que promovam a inclusão deste público. Em nossa cidade temos a Coordenadoria para Inclusão Social dos Deficientes de Cláudio (CISDEC), que foi reativada em 2021 com o objetivo de ser referência na promoção e na garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

📍 A CISDEC está localizada no Centro de Atendimento ao Cidadão - CACI, na rua Diamantina, 122, Centro.
☎️ Telefone para contato (37) 3381-3286.

#inclusao #pcd #promoçãosocial #cidadecarinho