04 OUT 2021
PROMOÇÃO SOCIAL
VOCÊ SABE PORQUÊ O DESLIGAMENTO VOLUNTÁRIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA É TÃO IMPORTANTE?

Além de dar oportunidade para outras famílias que precisam do benefício, o desligamento não impede a pessoa de voltar a ser beneficiária do programa, caso seja necessário.

Quando uma família comparece no setor do Bolsa Família e solicita o desligamento voluntário, por não precisar mais do benefício, ela está dando oportunidade a outra família, que no momento está em situação de pobreza ou extrema pobreza, pois abre uma vaga.

Poucas famílias tomam essa decisão por achar que não poderão mais fazer parte do programa ou que a qualquer momento podem voltar à condição anterior de vulnerabilidade social. Mas não é assim que funciona. A qualquer momento, dentro do prazo de 36 meses, famílias que tenham se desligado voluntariamente do Programa Bolsa Família por não necessitarem mais do benefício financeiro, podem retornar imediatamente.

O Desligamento Voluntário evita que o benefício seja cancelado por outros motivos, como o aumento da renda familiar por pessoa, que não permite o retorno imediato ao Programa.