29 SET 2021
EDUCAÇÃO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZA LIVE DE ACOLHIDA AOS PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL PARA O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

‘’Quando acolhemos, permitimos que o outro se aproxime de nós e nos aproximamos do outro. Aqui se instaura a forma de demonstrar respeito, gentileza e compreensão.”

Nesta quarta-feira (29), as professoras e professores da Rede Municipal de Educação foram recebidos nas escolas com lives de acolhida, na parte da manhã e da tarde, proporcionada pela Secretaria Municipal de Educação, como preparação para o retorno presencial das aulas do município. Na próxima segunda-feira (04/10), alunos e professores irão se reencontrar após um ano e meio de encontros virtuais para retomada das aulas presenciais.

Em sua fala, a Secretaria de Educação Geny de Melo destacou a importância deste momento: “Após quase 2 anos longe do ambiente escolar e dos alunos, amparados pela ciência, já vacinados, embora ainda com os devidos cuidados, estamos retornando. Um retorno que exigirá muita compreensão, empatia, sabedoria, benevolência, resiliência…” Afirmou, ainda, que é vital realizar um trabalho de desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais para o time de educadores, com o objetivo de minimizar os impactos dessa transição e manter a conexão entre escolas, alunos e famílias.

O protocolo de biossegurança estabelecido para o retorno presencial é rígido, e por isso oferece maior segurança aos profissionais, alunos e familiares. O uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento farão parte da rotina nas escolas a partir de agora.

O Prefeito Reginaldo participou da live e parabenizou aos profissionais pela dedicação dos últimos meses no ensino virtual.

“Não foi fácil, vocês tiveram que se adaptar e fizeram isso de forma louvável. Foram incansáveis, e se superaram para ensinar nossas crianças e adolescentes mesmo que com aulas online”, afirmou. Destacou ainda o valor dos profissionais para a gestão: “Vocês são peças essenciais e fundamentais na formação da nossa sociedade, pois a educação transforma. O cuidado, a dedicação e o profissionalismo de vocês na educação das nossas crianças e adolescentes geram frutos para a vida inteira.”

Na oportunidade, a SEMEC enviou às escolas um lanche para um momento de interação entre todos que compõem a comunidade escolar para um momento de trocas e compartilhamento das expectativas quanto aos próximos passos de retomada do ensino presencial.