Na noite da última segunda-feira (15), a Secretária Municipal de Educação Geny de Melo, foi convocada na Câmara dos Vereadores para prestar esclarecimentos sobre assuntos referentes à Educação no Município.
A explanação abordou, conforme legislação vigente, definições pedagógicas e metodólogicas para o ensino no ano de 2021; e ainda questões relativas ao planejamento de recursos.
A Secretária expressou sua preocupação com a garantia da qualidade de ensino, e a necessidade das aulas presenciais; mas ponderou que no momento a preocupação com a preservação da vida dos alunos e familiares é mais importante. Segundo ela, “as escolas jamais serão as mesmas depois da pandemia, a tecnologia incorporou à educação para sempre.” Falou também sobre a necessidade da parceria com as famílias para oferecer o melhor para os alunos, e a transparência no serviço público da educação.
ATIVIDADES PEDAGÓGICAS NÃO PRESENCIAIS
Frente à impossibilidade do retorno de ensino presencial, a Secretaria de Educação tem trabalhado, juntamente com todas as escolas do Município para garantir o conteúdo e as habilidades necessárias do ano de 2021. As atividades pedagógicas não presenciais são disponibilizadas em material físico e mediadas através de grupos de whastapp com pais e alunos; e os professores ficam de plantão para atendimento dos alunos durante o horário de aulas com telefonemas, SMS, áudios, dentre outros. Além disso, os professores ficam disponíveis em plantões extra-turnos em dois dias da semana, para atendimento de pais e alunos.
A Secretaria Municipal de Educação já tem projetos de implantação de mais pontos de internet nas comunidades rurais, onde já existem antenas de telefonia. A fim de atender com melhorias os alunos dessas localidades, estuda a possibilidade junto à Secretaria de Obras de instalar antenas de telefonia e pontos de internet em pelo menos mais duas comunidades rurais nos próximos meses visando atender aos alunos, viabilizando o acesso às aulas online.
Além disso, as plataformas Google Classroom e Google Meet são pretensão da secretaria, por serem plataformas gratuitas, que possibilitarão o atendimento mais qualificado para os estudantes.
PLANEJAMENTO DE RECURSOS
Todo o planejamento de recursos para o ano de 2021 foi disponibilizado para conhecimento dos agentes públicos. Dentre eles, alguns são:
* Folha de pagamento do quadro de funcionárias do Magistério - Aplicação do FUNDEB
* Aquisição de Gêneros Alimentícios do PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar; que serão entregues aos alunos da Rede Municipal de Ensino;
* Atendimento à alunos de Educação Infantil (dois e três anos) em Monsenhor João Alexandre, à curto prazo. A autorização dependerá da Superintendência Regional de Ensino.
* Ampliação e Reforma do CEMEI Dinha Lia;
* Ampliação e Reforma do CEMEI Dona Rosa
* Aquisição de material didático para atender a educação infantil de toda a rede municipal de ensino.
A Secretária Geny de Melo agradece a oportunidade de diálogo com a Câmara, que trouxe ainda mais transparência ao trabalho da Educação, desenvolvido na nossa cidade.