22 NOV 2017
Defesa Civil apresenta Plano Municipal de Contingência

Na manhã desta terça-feira (21) a Defesa Civil do Município convocou para uma reunião no paço municipal representantes do Executivo, Polícia Militar, Grupo de Resgate e entes da sociedade civil para a apresentação do Plano Municipal de Contingência 2017. O objetivo da proposta é estabelecer critérios e definir atividades a serem desenvolvidas pelos diversos órgãos do poder público em caso de ocorrências de eventos adversos como chuvas, vendavais e granizo, prevenindo acidentes, estabelecendo ações de socorro e reconstrução, com o intuito de preservar vidas e minimizar danos e prejuízos, humanos, materiais ou ambientais.

Na ocasião, foi apresentado um diagnóstico do Município sob a perspectiva do tema. Em decorrência do grande número de voçorocas existentes na cidade, principalmente na área urbana, várias moradias edificadas no entorno das mesmas estão sob situação de risco no período chuvoso, visto que o solo arenoso e argiloso cede rapidamente com a chuva.

Moradias edificadas de forma irregular muito próximas dessas voçorocas e barrancos em vários pontos da cidade colocam em situação de risco algumas famílias pelo fato do alto volume de chuva propiciar facilidade de deslizamentos e escorregamentos de terra. Dessa forma, todo o trabalho de acompanhamento e vistoria deve ser minucioso culminando na elaboração do Plano que contempla resgate e salvamento de vítimas do desastre, viabilidade de abrigos para as pessoas que por ventura ficarem desabrigadas, em escolas ou em outros locais que sejam viáveis; entre outras atividades.

Para qualquer registro de ocorrência dessa natureza, ligue 190.