06 JUN 2017
SAMU Regional é inaugurado em Divinópolis

Serviço passa a valer em Cláudio a partir de amanhã (07).

O prefeito de Cláudio, José Rodrigues Barroso de Araújo (PRTB), participou na manhã desta terça-feira (06) da cerimônia de inauguração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste. O evento foi realizado no Espaço Da’Vinci em Divinópolis e contou com a participação do governador de Minas Gerais Fernando Pimentel representando o convênio do Estado com 54 municípios para a execução do serviço. Em Cláudio, a sede do SAMU passa a funcionar nesta quarta-feira (07).

Esse novo sistema contempla casos de urgência e emergência como feridos em graves acidentes e enfermidades como infarto e aneurisma e é acionado pelo 192 na central localizada em Divinópolis. A demanda é repassada a base de Cláudio que funcionará na mesma sede do Grupo de Resgate Voluntário, situado na Rua Diamantina ao lado do quartel da Polícia Militar. Uma ambulância é enviada para o atendimento da vítima com um motorista e um técnico de enfermagem, ambos especializados em primeiros socorros. Durante o atendimento da demanda, o SAMU define o destino dos pacientes para hospitais especializados para cada caso.

Segundo o secretário de Saúde do Município, João Carlos Vilela, o serviço não extingue o Grupo de Resgate Voluntário. O trabalho já existente contemplará casos de baixa e média complexidade. Ainda conforme o secretário, o SAMU vem organizar o serviço e agilizar o atendimento de casos que exigem mais atenção.

O Samu Regional funcionará em 25 bases descentralizadas e contará com 31 ambulâncias, sendo sete do tipo unidades de suporte avançado (USAs) e 24 unidades de suporte básico (USBs), doadas pelo governo de Minas Gerais ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS URG). Para o atendimento 24 horas, serão 351 profissionais no Samu Oeste, entre eles 71 médicos, 49 enfermeiros, 108 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.