03/11/2016
Proprietários de açougue participam de reunião sobre a implantação do S.I.M em Cláudio

No dia 1º de novembro foi realizada uma reunião com proprietários de açougue sobre a implantação do Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M) em Cláudio, exigência legal a qual os municípios devem se submeter. O momento foi ministrado pela coordenadora do SIM/CIMCOM Kelleyn Salomé e contou com a presença do prefeito Zezinho, a chefe do Departamento Municipal de Meio Ambiente Maria Helena Gonçalves Mitre e o chefe do setor de Vigilância em Saúde, Magno Gonçalves.

Na ocasião, os açougueiros tomaram conhecimento do processo de registro e como devem proceder a partir da data da reunião em relação aos produtos de origem animal por eles processados. As dúvidas levantadas foram esclarecidas pela profissional do CIMCOM que se comprometeu a acompanhar todo o processo de adequação desse tipo de comércio para a validação do serviço de inspeção na cidade.

O S.I.M

Atribuições

O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) é o órgão responsável pela inspeção e fiscalização da produção de bebidas e alimentos de origem animal e/ou vegetal destinados ao consumo humano,  preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito no município de Cláudio.

Monitorando e inspecionando a sanidade do rebanho, o local de produção e a higiene da industrialização é possível atestar a qualidade dos produtos de origem animal e seus derivados, como embutidos cárneos (linguiça, salame, salsicha), queijo, ovos, mel, doces e pescado, certificando com selo de garantia todos estes produtos. Ao mesmo tempo, estimula o desenvolvimento econômico local, pois incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores claudienses alimentos com qualidade e segurança garantida.

Emissão de certificados de qualidade dos produtos de origem animal e vegetal

O S.I.M. emite certificado de qualidade a empresas e empreendedores que se adequarem às exigências sanitárias vigentes em legislação específica, e que também possuem qualidade e higiene em seu processo de produção.

Planejamento e assessoria para instalação de pequenas queijarias, fábricas de conservas, embutidos diversos e outros produtos de origem animal

Será dada assessoria completa às empresas e empreendedores para que se adequem às normas sanitárias exigidas em legislação, estimulando o desenvolvimento econômico destas empresas.

O serviço inspeção e sua atuação

O serviço de inspeção, a princípio, terá caráter educativo e de orientação para implementação/adequação às exigências sanitárias. Caso esgotadas as tentativas, se não houver o atendimento das solicitações, serão aplicadas as sanções de infração, advertência, interdição e apreensões de produtos, além da aplicação de multas.

Durante uma inspeção são vistoriadas a estrutura física dos estabelecimentos de produção, os equipamentos e as atitudes relacionadas às boas práticas de fabricação.

EnfeiteOUVIDORIA
EnfeiteGERAL
© Copyright Instar - 2006-2019. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia