24 OUT 2016
LIRAa aponta médio risco para epidemia em Cláudio

Com a chegada do verão e suas altas temperaturas e chuvas constantes, vem novamente a preocupação com a Dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A Prefeitura de Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Vigilância Epidemiológica, realizou entre os dias 17 e 19 de outubro no Município o primeiro LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti) de 2016. Os dados apurados já indicam médio risco para epidemia com 1,3% de IPP (Índice de Infestação Predial), sendo que o índice satisfatório é de 0 a 0,9%.

O trabalho realizado aponta ainda que 100% das amostras positivas foram encontradas nas residências em maior número nos depósitos removíveis como vasos de plantas, frascos, pratos, pingadeiras, bebedouros de animais, desgelo de geladeira, barris, tambores, tanques, calhas, entre outros. Nos terrenos baldios não houve nenhum registro de foco. Dessa forma, fica mais uma vez o alerta para que o cidadão dedique um tempo para a verificação e eliminação de possíveis focos do mosquito transmissor em suas casas. A participação da comunidade é muito importante para que Cláudio não amargue novamente uma situação epidêmica.