28 ABR 2016
PROMOÇÃO SOCIAL
Conselho Municipal da Mulher promove mais uma roda de conversa

O Conselho Municipal da Mulher se reuniu com claudienses nesta quarta-feira (27) no subsolo da Câmara Municipal para uma roda de conversa ministrada pela psicóloga Lavínia Pio Fernandes Oliveira com o tema: “Quem é você, mulher?”. Na oportunidade, a profissional incentivou o público feminino presente a pensar sobre suas rotinas a fim de descobrir qual papel essas cidadãs têm desempenhado nos campos pessoal e profissional de suas vidas.

Ela ressaltou também a importância de dizer “não” quando necessário e de resgatar o valor do “eu” nos processos de vivência na sociedade. O momento foi interativo, embasado pelas opiniões das mulheres presentes.

TRABALHO EFETIVO DO CONSELHO

O Conselho Municipal da Mulher foi criado a partir de um projeto de lei de autoria da vereadora Maristela Gonçalves Magalhães em 2008 sendo implantado em 2014 pela atual administração da Prefeitura a partir do pedido da vereadora Rosemary Rodrigues Araújo Oliveira . O grupo conta com 20 membros e as reuniões são mensais, na última quarta-feira de cada mês, no CACI.

Foi realizada em agosto do ano passado a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres com o tema “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”, ministrada pela membro do movimento ativista feminista e graduada em Direito Thaís Campolina Martins. Na ocasião foram trabalhados os seis eixos orientadores:

• Contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades para as mulheres em sua diversidade e especificidades: avanços e desafios;
  • Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal: avanços e desafios;
  • Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações;
  • Sistema nacional de políticas para as mulheres: subsídios e recomendações;
  • Igualdade no mundo do trabalho e autonomia econômica das mulheres;
  • Enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres.

Na oportunidade, foram escolhidas duas delegadas, membros do Conselho Municipal da Mulher, para representarem o Município na 4ª Conferência Estadual de Políticas Para a Mulher realizada entre os dias 27 e 29 de outubro de 2015.

O Município de Cláudio já foi muito elogiado pela regional de Divinópolis pela iniciativa de se ter um Conselho Municipal da Mulher em pleno funcionamento, já que outras cidades de pequeno porte não possuem esse serviço implantado.

São realizadas também pelo Conselho rodas de conversas periódicas com assuntos de interesse da mulher. A primeira foi realizada em 22 de outubro de 2015, sendo ministrada pela mantenedora do Instituto Educacional Risoleta Tolentino Neves, Iara Marini, com o tema “Ser Mulher – Direitos e Deveres”.

Nos dias 20 e 21 de novembro foram entregues panfletos em três pontos de muito movimento na cidade (bairros Centro, Bela Vista e São Geraldo) para a conscientização da luta contra a violência à mulher.