12 ABR 2016
Trabalho não para: Município mantém atenção no combate ao Aedes aegypti

Desde o dia 05 de janeiro, quando o Município decretou situação de emergência na Saúde Pública por causa do surto de notificações de Dengue, os esforços para o controle do vetor em Cláudio têm sido redobrados. Apesar de o número de casos notificados ter caído significativamente, toda a colaboração da comunidade ainda é necessária para manter afastado o mosquito de suas residências, visto que por causa do fator tempo, cidades vizinhas tem registrado vários casos da doença e a situação pode se agravar em toda a região.

Passado o susto da epidemia em Cláudio, o Ultra Baixo Volume (UBV) veicular ou “fumacê” como popularmente é conhecido, precisou encerrar suas atividades para ficar à disposição de outros municípios que decretassem situação de emergência. Preocupado com a interrupção desse trabalho, o Município, por meio do setor de Vigilância Epidemiológica, passou a aplicar o adulticida, inseticida que elimina até 80% dos mosquitos adultos, por meio da bomba costal, periodicamente, aliado aos trabalhos intensificados de vistoria de imóveis pelos agentes epidemiológicos.

Outras medidas têm sido tomadas a fim de afastar o risco da elevação de número de casos de doenças provocadas pelo Aedes aegypti em Cláudio. A Prefeitura executou a limpeza de terrenos baldios públicos e privados de 15 de fevereiro a 23 de março resultando em um balanço de 366 imóveis trabalhados, 474 focos com larvas ou pupas eliminados e 27.171 possíveis criadouros do vetor destruídos.

O Município mantém a atenção também na coleta de pneumáticos que por vezes são descartados pelos cidadãos no meio ambiente. Esses materiais são transferidos para um local onde são monitorados e tratados quinzenalmente até a coleta realizada por uma empresa de reciclagem que dá destino correto a eles. No dia 21 de março foram recolhidos cerca de 15 toneladas de pneus.

Trabalhos educativos para estimular a prevenção são realizados em escolas, creches, comércio e empresas do Município por meio de palestras e tem o envolvimento também das associações de bairros e é assunto recorrente nas SIPATs (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho). Pontos de vulnerabilidade para a proliferação do mosquito como borracharias, ferros velhos e empresas de grande porte são vistoriados e tratados frequentemente.

Para que o combate tenha um resultado satisfatório, o Município continua contando com a colaboração da comunidade. Apenas 10 minutos semanalmente dedicados à vistoria da casa e eliminação de possíveis focos encontrados são suficientes para evitar que o mosquito nasça. Um inseto não pode ser mais forte que uma cidade inteira. Faça sua parte!