Preocupada com a crise hídrica que assola diversas cidades brasileiras, a Prefeitura de Cláudio, por meio do Departamento Municipal de Meio Ambiente, tem realizado desde o ano passado campanha para o uso consciente da água. A fim de atingir o público adulto e chamar a atenção para o tema, a chefe da pasta no Município Maria Helena Gonçalves Mitre concedeu entrevista na rádio IND Fm à radialista e jornalista Tatiana Santos no dia 11 de novembro.
Na oportunidade, ela ressaltou maneiras de economizar o recurso natural e necessário, além de apresentar dados sobre o desperdício da água pelo homem. Ações como fechar a torneira ao escovar os dentes e ensaboar no banho, preferência pelo balde à mangueira na higienização da casa, verificação de gotejamento, entre outros, foram recomendados.
Entrevista na Rádio IND
No bate-papo foram abordados também alguns dados fornecidos pelo representante da Copasa Luciano Antônio da Silva, que no dia anterior, esteve na Prefeitura de Cláudio e conversou sobre o assunto com a assessora de comunicação Rafaela Rocha. O profissional explicou que a economia é importante já que as ligações de abastecimento em novas residências são em média de 15 a cada mês, representando o aumento populacional enquanto há queda no índice pluviométrico.
Os reflexos da Crise Hídrica, felizmente, ainda não foram sentidos pela população claudiense, mas cidades vizinhas como Carmo da Mata, Itapecerica e Oliveira já amargaram o racionamento. Cabe a cada cidadão fazer sua parte para que esse recurso não falte.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS
Em palestras ministradas em escolas do Município desde 2013, o tema já foi apresentado pela chefe da pasta no Município Maria Helena Gonçalves Mitre e debatido com alunos da Educação Infantil. O objetivo da ação foi incentivar a formação de cidadãos mais conscientes e respeitosos com os recursos naturais e o meio em que vivem.