Ontem, 20 de maio, mesmo com chuva, aconteceu a 3ª edição da Festa da Abolição, no Salão do Rosário, evento que já começa a se consolidar como uma importante tradição cultural e de valorização da história afro-brasileira no município. A celebração reuniu ternos, representantes dos reinados, autoridades e a comunidade em uma noite marcada pela fé, cultura e resistência.
Participaram da festividade as Princesas Isabel dos Reinados de Cláudio, Monsenhor João Alexandre, Palmital, São Bento, Bananal e Corumbá, além da vice-prefeita, vereadores e moradores que acompanharam toda a programação.
Durante a festa, o público pôde prestigiar apresentações do grupo de capoeira Arte Encanto, manifestação cultural que carrega tradição, identidade e ancestralidade. Também participaram os Ternos de Vilão e o Terno de Moçambique de São Benedito, reforçando a riqueza e a força das tradições populares presentes no município.
Outro momento de destaque da celebração foi a oração do mistério do terço, reunindo os presentes em um ato de fé e devoção, fortalecendo ainda mais o caráter cultural e religioso do encontro.
Idealizada pelo vereador Darley Lopes em conjunto com a Irmandade do Rosário de Mons. João Alexandre, a Festa da Abolição teve início em 2024 e, em pouco tempo, já se tornou um importante momento de valorização das tradições, da cultura afro-brasileira e da história dos reinados em Cláudio, desde o ano passado começou a contar com a co-realização da Prefeitura através da Secretaria de Cultura e Turismo.
Prefeitura de Cláudio
Administração 2025/2028: Tempo de Reconstrução
#PrefeituraDeCláudio #CláudioMG