23 OUT 2023
OUTUBRO ROSA: Fique de olho nos sinais!
Outubro é o mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama e câncer do colo uterino, conhecido como Outubro Rosa. Durante este período, ganham destaque a prevenção por meio do diagnóstico precoce e das ações que visam conscientizar a comunidade

Um passo fundamental para prevenir o câncer de mama é estar atenta aos sinais do seu corpo. Alguns deles são:

•  Nódulo palpável na mama;
• Retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja;
• Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã;
• Vermelhidão da pele da mama;
• Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço;
• Inversão do mamilo;
• Inchaço da mama;
• Dor local.

Esses são alguns dos sinais apontados pelo Ministério da Saúde que podem indicar a presença do câncer de mama. Se houver suspeitas, não hesite em procurar seu PSF.

Também vale ressaltar a importância da mamografia. Com a ajuda deste exame é possível diagnosticar o câncer de mama precocemente, aumentando as chances de cura. Por isso, para mulheres a partir dos 40 anos de idade, é indicada a realização da mamografia anualmente.

Sua vida é preciosa. Cuide-se!

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024