23 MAR 2023
VIGILÂNCIA EM SAÚDE
SETOR DE VIGILÂNCIA SAÚDE REALIZA CONTROLE DO CARAMUJO AFRICANO NO MUNICÍPIO
Nesta última terça-feira (21), o Setor de Vigilância em Saúde esteve empenhado nas ações de controle do caramujo africano em nossa cidade.

Os agentes epidemiológicos visitaram locais indicados pela população com a presença de caramujos e realizaram as devidas ações para controle da praga.

O caramujo africano (Achatina fulica), é uma praga em todo país, por ser um animal sem predador natural e que se reproduz com facilidade, liberando de 200 a 500 ovos de uma única vez.

Com a grande proliferação da espécie, além do trabalho realizado pelo poder público, a participação da população neste momento é importante para a realização do controle do número de caramujos no município. Confira algumas dicas de como ajudar:

1️⃣ Em casos de menores quantidades, realize a catação dos caramujos: para isso, proteja sua mão com luvas ou sacolas, coloque os caramujos em sacos plásticos e deixe para a coleta de lixo. Se possível, jogue um pouco de cal virgem na terra para matar os ovos que o animal libera.
2️⃣ Quebre as conchas para evitar que acumulem água parada e se tornem focos do mosquito da dengue.
3️⃣ Mantenha o quintal limpo, livre de entulhos e outros resíduos, evitando a proliferação dos caramujos.
4️⃣ Em caso de infestação com grande número de caramujos, entre em contato com a Vigilância em Saúde: (37) 9 9984-1754

#vigilanciaemsaude #saude #controledecaramujos #cidade