20 MAI 2022
EMAD - Levando Saúde aos Lares Claudienses
Em março do ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde implantou em nosso município o serviço de atendimento domiciliar realizado pelo EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar) – composta por profissionais capacitados para atender a população no aconchego de suas casas.

Atuando como suporte aos PSFs, o serviço é voltado aos casos de maior complexidade, atendendo pacientes acamados, que possuem sondas, ventilação não invasiva e que também necessitam de fisioterapia, sejam eles moradores da zona urbana ou rural.

Atualmente o EMAD atende de 15 a 20 pessoas por mês, com uma equipe composta por Médico, Fisioterapeuta, Enfermeira e 3 Técnicos de Enfermagem, que também atuam instruindo as famílias para que possam manter o cuidado diário com o paciente.

Conforme contam os pais de um dos pacientes atendidos pelo serviço, no início do quadro do filho tudo era novidade e o EMAD ensinou tudo que sabem atualmente. Para eles foi notório a melhora do filho, que agora consegue responder às conversas com os olhos e com um sorriso no rosto.

A importância do EMAD também pode ser vista fora das casas, no hospital local do município, uma vez que por meio do atendimento domiciliar é possível evitar as internações, aliviando a demanda na Santa Casa de Misericórdia.

O EMAD representa a evolução no serviço de saúde do município e o compromisso da administração municipal em cuidar de vidas, levando saúde e carinho aos lares claudienses.

Atualmente a equipe do EMAD fica alocada na Academia da Saúde, localizada no bairro Rosário. Para mais informações sobre o serviço, entre em contato com sua Unidade de Saúde (PSF).

#cidadecarinho #governohumanoedemocratico