🦠 TRANSMISSÃO:
A doença de chagas é transmitida principalmente por meio do barbeiro, hospedeiro do protozoário causador da doença. Ao picar uma pessoa, para se alimentar do sangue, o barbeiro deixa suas fezes que, ao entrarem em contato com o local da picada, levam o protozoário ao organismo da pessoa, causando a doença.
Além das fezes do barbeiro, a Doença de Chagas também pode ser transmitida de mãe para filho, por alimentos contaminados e por transfusão de sangue.
🐞 O BARBEIRO:
O barbeiro é um inseto que não gosta de luz e vive em locais sombreados, onde a temperatura é sempre mais baixa. Ele se esconde em frestas, galinheiros, montes de lenha, casas de pau a pique, capim e palha.
🤕 SINTOMAS DA DOENÇA:
Fase aguda (fase inicial): febre persistente (mais de 7 dias); dor de cabeça; fraqueza intensa; inchaço no rosto e pernas; manchas vermelhas na pele, além da lesão da picada. Nesta fase a doença também pode passar despercebida e o diagnóstico pode ser clínico (avaliação médica) e laboratorial (exames).
Fase crônica: pessoas não tratadas na fase aguda podem desenvolver a crônica e apresentar complicações cardíacas ou digestivas.
✅ MEDIDAS DE PREVENÇÃO:
•Deixar que os agentes de saúde realizem as visitas em sua casa e tomem as medidas necessárias;
•Manter quintais, jardins, galinheiros e estábulos limpos sem acumular entulhos ou lixo;
Consuma apenas alimentos lavados e desinfetados;
•Limpar locais onde se penduram quadros e folhinhas, bem como embaixo dos colchões.
•Caso encontre um inseto suspeito, você pode capturá-lo com um saco plástico, ou outro recipiente, tendo as mãos protegidas, e levá-lo ao posto de saúde mais próximo para identificação.
Agora que você já sabe como se prevenir compartilhe e ajude outras pessoas! 📤
#saude #cidadecarinho #melhorprevinirdoqueremediar