18 JUL 2018
Santa Casa: Prefeito apresenta arco cirúrgico em entrega de serviços pela ASCLA

Equipamento foi adquirido pela Prefeitura e doado para a Santa Casa.

Na noite desta terça-feira (17) o prefeito Zezinho esteve na enfermaria da Santa Casa de Misericórdia de Cláudio onde acompanhou mais uma entrega de materiais pela ASCLA (Associação das Amigas da Santa Casa de Cláudio) ao hospital. Na oportunidade, os presentes também estiveram no bloco cirúrgico onde conheceram um moderno aparelho adquirido pelo Executivo e doado para a instituição filantrópica.

A ASCLA vem desenvolvendo um trabalho voluntário na Santa Casa desde 2015, quando foi fundada. O serviço conta com organização de eventos pelo grupo composto por aproximadamente 20 mulheres para a viabilização de recursos que garantem novos enxovais para a unidade, aquisição e reparos de mobiliário e distribuição de um cafezinho para as visitas dos pacientes, oferecendo também palavras de conforto nos momentos de enfermidade.
Dessa vez foram entregues pela associação onze colchões, seis poltronas reclináveis, dez travesseiros, cortinas e os serviços de troca de piso e pintura do mobiliário como camas, cadeiras e mesinhas de cabeceira, que estavam enferrujados. O custo de todas as aquisições foi de R$ 15.667,39 arrecadados com os eventos realizados pela ASCLA. A vereadora Rosemary Araújo, presidente da Associação, agradeceu o empenho das suas colegas de voluntariado e ressaltou a importância da ajuda dos claudienses nas doações em prol de uma “santa causa”. Após os agradecimentos e discursos, os presentes se dirigiram para o bloco cirúrgico para conhecer o arco cirúrgico, equipamento importante para vários procedimentos médicos, principalmente para casos de ortopedia.

Próximo ao equipamento, o Dr. Samuel Barbosa, anestesista e atual Diretor Técnico do Corpo Clínico da Santa Casa, explicou a importância e afirmou que Cláudio se torna referência com a aquisição que custou aos cofres públicos R$ 227 mil. “Provavelmente poucos hospitais em Minas tem um aparelho com este perfil aqui. Essas são palavras do ortopedista que ficou extasiado com a compra. Este equipamento possibilita imagens em tempo real, algo extremamente importante no momento de uma cirurgia, para a correção imediata da fratura. Na ortopedia moderna não tem como fazer uma cirurgia sem um aparelho deste aqui. Boa parte das cidades vizinhas não tem nada desse porte e acredito que Cláudio vai abraçar pacientes de outras cidades, por causa desse aparelho que possibilita um trabalho de altíssima qualidade”, ressaltou.

O médico concluiu seu discurso agradecendo ao Executivo, na pessoa do prefeito Zezinho, pela compra do arco cirúrgico. Palavras também do provedor da Santa Casa Adriane Franccino, o Biriquinho, que ressaltou todo o empenho da Prefeitura em viabilizar melhorias para a Santa Casa. “Quero agradecer em nome da diretoria atual que confiou no nosso trabalho e fez essa bela aquisição e aproveitar para divulgar e agradecer por uma verba conseguida pelo prefeito Zezinho junto ao empresário Quinto Tolentino para a ampliação desse bloco cirúrgico”, pontuou.

Em seu pronunciamento, o prefeito Zezinho agradeceu o apoio da sua base na Câmara Municipal e destacou o vereador Cláudio Tolentino por ter conseguido recursos para a Saúde que foram utilizados pela Prefeitura para a aquisição do equipamento. “É uma forma de prestigiar nossos vereadores da base que lutam muito por verbas para a Saúde e quem ganha com isso é toda a comunidade”, concluiu.

O arco cirúrgico já foi utilizado em doze procedimentos cirúrgicos desde a sua aquisição, conforme o secretário de saúde, João Carlos Vilela Marques.