09 DEZ 2017
Prefeitos se unem para cobrar do Estado repasses atrasados

O prefeito José Rodrigues Barroso de Araújo esteve entre os 250 prefeitos de municípios mineiros nesta quinta-feira (07) em Belo Horizonte para uma mobilização em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) no intuito de pressionar o governo do Estado a cumprir com suas obrigações no que diz respeito aos repasses do ICMS, transporte escolar e Saúde que estavam atrasados até a data do manifesto.

A situação é grave. Das 10 parcelas mensais de 2017 do transporte escolar, faltava o repasse de cinco, no valor de aproximadamente R$160 milhões. Das obrigações do governo com os municípios para a manutenção dos serviços de Saúde Pública, segundo levantamento do COSEMS/MG, a dívida era de aproximadamente R$2,5 bilhões. Do repasse semanal do ICMS aos municípios, que deve ser realizado todas as terças-feiras, os atrasos voltaram a se repetir e a dívida passava dos R$780 milhões.

A mobilização promovida pela Associação Mineira de Municípios (AMM) reuniu os representantes dos municípios para cobrar dos deputados estaduais mineiros que apoiassem os prefeitos pressionassem o governo estadual para que sejam cumpridas tais obrigações com as prefeituras, que vêm passando dificuldades para sanar seus compromissos com a população sem essas contrapartidas do Estado.