Ir para o conteúdo

Prefeitura de Cláudio
Acompanhe-nos:
Rede Social Facebook
Rede Social Instagram
Galeria de Fotos

Galeria virtual de exposição das obras de Hélio de Sousa - "Shoes has soul" (Sapatos têm alma)*

O artista plástico claudiense Hélio de Sousa é uma personalidade de destaque internacional, que, através da arte, expressa sentimentos e sonhos. Esta galeria é dedicada às pinturas do acervo "Shoes has soul" (Sapatos têm alma). Conheça um pouco da história destas criações, e contemple as pinturas realistas dos sapatos de diversas celebridades. 

 

"Passaram-se muitos anos sem que eu retomasse a pintura. Então, em uma crise existencial, percebi-me entristecido, saudoso daquela criança feliz que enquadrava o mundo com as mãos. Foi quando voltando de uma aula de yoga, vi a bota do Andy Warhol publicada em um jornal. Motivado pelo meu instinto resolvi retratar o meu ídolo a partir daquela imagem, que para mim expressava nitidamente a alma do grande artista Warhol. 

Quando terminei a pintura vi meu reflexo sorrindo no espelho, feliz de ter reencontrado o menino que há muito tempo dormia dentro de mim. 

Foi tão nítido para mim ver a face e a alma de uma pessoa, sua história e seu contexto social e cultural a partir do calçado, que nasceu a idéia de retratar alguém por intermédio de um sapato. 

O primeiro sapato, a bota do Andy Warhol, foi totalmente inspiração. As pessoas gostaram muito da idéia e começaram a encomendar quadros para retratar lembranças de um tempo, uma história, uma pessoa, um momento especial. Há entre elas pessoas bastante conhecidas e também momentos marcantes em suas vidas registrados através do sapato, como no caso da conhecida restaurateur Ligia Bastiane que tem um quadro com o lolf (sapato) que usou quando preparou os jantares para a ocasião da visita do Papa à Nova York. Além disso, inconscientemente escolho personagens desconhecidos e os retrato através de sapatos, como no caso dos que estão expostos na loja Barney’s de Nova York, que reservou uma parede no departamento masculino, para os meus quadros. 

Sapato representa muito mais do que conforto para os pés. É uma forma de expressão tão intensa, que pode transformar a pessoa e suas características. Pode criar atitudes das mais variadas, engraçada, infantil, exuberante, austera, sensual, displicente e muitas outras expressões. Assim, “Sapato tem alma” é o título que dei ao meu livro que será publicado com as fotos dos sapatos que pintei."

Fonte: www.heliodesousa.com. (Disponível em: http://www.heliodesousa.com/Portuguese/Minha_Historia.html. Acesso em: 07 jun. 2021)

 

*tradução livre

 
Seta
Versão do Sistema: 3.1.7 - 02/12/2021
Copyright Instar - 2006-2021. Todos os direitos reservados - Instar Tecnologia Instar Tecnologia