12 JUL 2023
EDUCAÇÃO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA FORMAÇÃO CONTINUADA COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO
Nos dias escolares de 06 e 07 de julho, aconteceu a formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Educação de Cláudio, é importante para alinhar o trabalho pedagógico da equipe de professores, visando contribuir para a melhoria na qualidade do ensino dos alunos de nosso município.

Os dois dias foram repletos de atividades. No primeiro, foram abordados assuntos, como a “Ética no Trabalho” e a “Inclusão Escolar - Conceitos e Práticas que fazem a diferença”. Já no segundo dia, foi debatida a “Avaliação como processo de Aprendizagem” e “A importância da literatura infantil na formação dos pequenos leitores”.

Confira, abaixo, os detalhes de cada dia da formação continuada:
06/07: “Ética no Trabalho” - O debate foi proferido pelo Prof. Servos Cardoso para os profissionais que atuam como Auxiliares de Serviços Gerais e Administrativos. Foram abordadas questões relacionadas aos princípios éticos e de convivência no ambiente de trabalho, numa visão da filosofia africana.

“Inclusão Escolar - Conceitos e Práticas que fazem a diferença” - A discussão foi proferida pela Profª Ilzinha Diniz para todos os profissionais da Educação, a fim de nortear o trabalho da equipe escolar. Falar de inclusão atualmente, constitui uma prática mais recente no processo de universalização da Educação. Ela se caracteriza por princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

07/07: “Avaliação como processo de Aprendizagem” - O debate foi proferido pelo Prof. Me. Rodrigo Padilha. A formação trouxe para o contexto dos professores uma reflexão sobre as mudanças educacionais causadas pela BNCC, com foco nas intervenções avaliativas. Incentivar a busca por novas estratégias de ensino e instrumentos avaliativos com base formativa, porém, buscando tornar o aluno protagonista de seu processo de ensino-aprendizagem, compartilhando e discutindo o sentido, a construção e a eficiência da avaliação.

“A importância da literatura infantil na formação dos pequenos leitores” - A discussão foi proferida pela Profª Alessandra Nogueira.  Durante a  formação, Alessandra interagiu com os participantes através do “chat”, e ofereceu dicas importantes para o trabalho literário na primeira infância, intercalando contação de histórias e músicas. A literatura infantil agrega conhecimentos e produz conceitos significativos no desenvolvimento dos aspectos cognitivos, socioemocionais da criança. Portanto, foi um momento de aprendizado e crescimento profissional e pessoal para todos os educadores.

Parabenizamos a todos os envolvidos na formação continuada dos professores pertencentes a rede municipal de ensino, que estão sempre em busca do aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos da Cidade Carinho.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024