27 MAR 2014
Audiência Pública debate Programa de Controle de Leishmaniose
Na tarde do dia 19 de março, foi realizada, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública sobre o Programa de Controle de Leishmaniose Visceral e Controle de Cães Errantes.
Estiveram presentes o prefeito, José Rodrigues Barroso de Araújo; vereadores; a chefe do Departamento Municipal de Saúde, Meire Moreira; o representante da Referência Técnica em Leishmaniose da Superintendência Regional de Saúde em Divinópolis, Gilmar Santos; o coordenador de Vigilância Sanitária e Endemias de Cláudio, Magno da Silva Gonçalves; o professor da Universidade Federal de São João Del Rei – UFSJ e mestre em Parasitologia, Prof. Ms. Gilberto Fontes; e membros da comunidade de Cláudio.
audiencia2
Na oportunidade, o professor Gilberto Fontes explicou que não existe um tratamento que cure a Leishmaniose Visceral em animais, sendo a eutanásia o método mais adequado, desde que a doença seja confirmada no cão, com dois exames específicos. Após a explicação, foi iniciado um debate entre os presentes, quando dúvidas puderam ser sanadas.
O Programa de Controle da Leishmaniose Visceral de Cláudio foi apresentado e uma legislação específica do município sobre o assunto está sendo feita e será levada para aprovação na Câmara Municipal.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024