27 MAR 2014
Departamento de Saúde de Cláudio adere a projeto Aliança pela Vida
O Departamento Municipal de Saúde, aderiu ao projeto do Governo do Estado de Minas Gerais, Aliança Pela Vida. O trabalho beneficia os usuários do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD), residentes no município de Cláudio, que estejam interessados em se tratar contra álcool e drogas. O principal objetivo do programa é ampliar ações de combate.
hhhhh
A proposta teve início no município em meados de 2013, quando vários internos das comunidades terapêuticas de Cláudio foram cadastrados e já fazem parte do sistema. Os internos são controlados por meio do Cartão Aliança pela Vida. O mesmo possui um valor mensal de 900 reais, o qual não é repassado aos familiares em forma de espécie (dinheiro), mas usado, exclusivamente, para custeio do tratamento do dependente químico ou de álcool, em clínica ou comunidade terapêutica. Interrompido o tratamento, o benefício é suspenso de imediato.
De acordo com a chefe de saúde, Meire Moreira, as pessoas interessadas ou o usuário que busca tratamento por meio do projeto devem entrar em contato com o CAPS de Cláudio para se inscreverem. A secretária ainda reforça que caberá ao município receber as inscrições das famílias, avaliar as condições socioeconômicas das mesmas, além de acompanhar o atendimento e orientá-las sobre a forma correta de utilização do auxílio.
O telefone de contato do CAPS do município de Cláudio é o (37) 3381-2425.
Comitê do projeto
alinaça
Além da implantação do projeto Aliança pela Vida, também foi criado um Comitê com representantes das comunidades terapêuticas do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e do Departamento de Saúde, para acompanhar o trabalho e decidir as melhores ações a serem desenvolvidas junto aos internos.
Na tarde do último dia 19, na Comunidade Vem Ser, os representantes estiveram reunidos para discutir e alinhar as diretrizes e alternativas de assistência aos usuários, como medicamentos e agenda de atendimento médico, de enfermeiros, de farmacêuticos e de assistentes sociais para os internos, nas próprias comunidades. Os representantes também sugeriram um apoio, por parte da assistente social, para com os familiares dos mesmos.
O próximo encontro do Comitê será no dia 25 de abril, às 13h30, na Comunidade Terapêutica Desafio Jovem.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024