O Setor de Vigilância em Saúde realizou no final de outubro deste ano o 4ª LIRAa, um levantamento que aponta o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti no município. De acordo com os dados do levantamento, Cláudio apresenta um alto risco de epidemia, com um índice de infestação predial de 4,1%, sendo que o satisfatório é abaixo de 1%.
Dentre os focos do mosquito encontrados nos imóveis, a maior parte estava presente em materiais que podem ser facilmente removidos pelos moradores, como frascos e garrafas com água, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros de animais, sucatas, entulhos de construção e outros materiais similares.
O cenário vivenciado no início deste ano, com muitíssimos casos de Dengue toda semana, não pode se repetir! Por isso, cada cidadão precisa tirar pelo menos 10 minutos de sua semana para percorrer sua casa e o quintal, eliminando toda água parada e os materiais que podem vir a acumular água.
As chuvas voltaram, mas a Dengue não pode voltar com tudo! Faça sua parte!
Faça uma vistoria em sua casa e no quintal:
- Lixeiras devem estar bem tampadas;
- Bebedouros de animais precisam ser limpos regularmente para não se tornarem criadouros do mosquito;
- Baldes, bacias, latas e outros recipientes devem ser guardados em local coberto ou descartados corretamente, caso não sejam utilizados;
- Mantenha as calhas limpas, livre de folhas, terra e outros tipos de sujeira. Atenção às calhas embutidas, que não são aparentes como as convencionais, mas que podem acumular água da mesma forma;
- Verifique e limpe regularmente as bandejas de degelo das geladeiras;
- Mantenha o quintal limpo e livre de materiais que podem acumular água, desde tampinhas de garrafas, até entulhos e restos de construção;
Utilize os serviços públicos aliados do combate à Dengue:
Coleta Seletiva
Muitos focos do mosquito se dão em materiais que podem ser reciclados. Faça uma limpa no quintal e coloque os materiais recicláveis para a coleta.
Clique aqui e confira o dia da coleta seletiva no seu bairro.
Atenção: em casos de chuva o cronograma da coleta pode ser interrompido. Evite colocar materiais recicláveis na rua em dias chuvosos.
Caminhão Cata-Treco
Esse caminhão recolhe sofás, colchões, móveis velhos, eletrodomésticos usados, resto de madeira e outros materiais de grande porte. Basta agendar um dia através da Ouvidoria e deixar o material para a coleta do dia combinado:
(37) 9 9873-7014.
Descarte de Pneus
Os pneus podem ser entregues às segundas-feiras, de 07:30 às 15:30, no antigo matadouro (MG 260 - Km 35).
Visitas domiciliares
Os agentes de combate às endemias seguem visitando as residências e estabelecimentos para eliminar os focos do mosquito. Caso não tenha ninguém em casa no horário comercial, você pode agendar uma visita através do
(37) 9 9984-1754.
Com essas dicas você pode proteger sua família e ajudar a manter nossa Cidade Carinho segura!