21 OUT 2021
CULTURA E TURISMO
CURTAS PRODUZIDOS POR ALUNOS DO MUNICÍPIO SÃO PREMIADOS NA SEGUNDA FASE DO PROJETO CURTA CIDADE CARINHO

Na tarde de ontem (20/10), foi realizada a premiação do 1°Concurso de Curtas-Metragens Amadores de nossa cidade. O concurso faz parte do projeto Curta Cidade Carinho, que em sua primeira etapa realizou o curta "O Canto do Ribeirão", e nesta, incentivou a produção amadora de curtas por parte dos alunos do 9º ano (Ensino Fundamental) ao 3º ano (Ensino Médio) das escolas da rede municipal, estadual e particular do município.

Foram premiados os três melhores curtas-metragens produzidos pelos alunos da cidade. Em 3° lugar, foi premiado o curta "O Ouro Fala?", do aluno Pedro Augusto, do 2° ano do ensino médio da E. E. Quinto Alves Tolentino e orientado pela professora de artes Huliane de Souza. Em 2° lugar, o curta "O Lugar do Lixo", produzido pelo aluno Mateus Zeíta, do 1° ano do ensino médio do Colégio Sagrado Coração de Jesus, orientado pelo professor Bruno David. E em 1° lugar, o curta "Minha Responsabilidade", realizado pelo aluno Carlos Eduardo, do 9° ano do ensino fundamental da E. E. Quinto Alves Tolentino, orientado pelo professor Túlio Engel.

O objetivo do concurso foi fomentar a arte, e em específico, o audiovisual, tornando-o mais presente na realidade das escolas e contribuindo para a construção de um futuro promissor para os alunos. Neste sentido, conforme afirmou o Prefeito Reginaldo Freitas, os frutos que hoje estão sendo plantados, poderão ser colhidos em um futuro próximo. Junto à educação, a arte e a cultura são importantes pilares para a formação pessoal e profissional de crianças e adolescentes. A valorização dos artistas claudienses é prioridade para a gestão 2021-2024, e por isso a importância destes projetos que incentivam a cultura e a arte. O Prefeito expressou, ainda, sua felicidade e gratidão diante da participação das escolas e do grande apoio dos patrocinadores; bem como pela dedicação dos envolvidos no projeto. O presidente do Sicoob Copermec, Adarlan Rodrigues, também afirmou sua felicidade com o resultado do projeto, e destacou que o Sicoob continuará apoiando trabalhos como este, que promovem a cultura e dão voz e espaço para a criação.

Também estiveram presentes no Evento a Secretária de Educação, Geny de Melo, o Assessor de Comunicação Social, Giovane Martins, a Diretora da E. E. Quinto Alves Tolentino, Rosângela Ramos, diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus, Alvanir Resende e a diretoria do Sicoob Copermec com Adriano Rabelo, Vice-Presidente; Silvério Franklim, Gerente de Comunicação e Marketing; Francisco Mitre, Diretor Financeiro e de Negócios, e Marcelo Mamprim, Diretor Coordenador e Administrativo.

Agradecemos a todos os patrocinadores do projeto, Sicoob Copermec, Metalúrgica Amapá e Clínica Médica São Lucas, e aos apoiadores Restaurante Irmãos Melo, Laboratório Italab e Pousada dos Azevedo, que acreditaram e investiram no projeto, pela valorização cultural e artística de nossa cidade. Agradecemos ainda às escolas e a todos os 145 alunos participantes do concurso. Em especial, agradecemos ainda às diretoras e professores que orientaram os alunos, incentivando a criatividade e a produção artista. É por meio da educação que novos artistas poderão ser formados em nossa cidade, proporcionando um futuro cada vez mais brilhante para o município.