03 FEV 2020
Cláudio decreta situação de emergência em saúde por infestação do Aedes aegypti

Diante do resultado alarmante do último LIRAa, que apontou o maior risco epidêmico de Dengue da história, o Município de Cláudio decretou situação de emergência nesta segunda-feira (03). A principal amostra do estudo é o Índice de Infestação Predial (IIP) que foi registrado em  12,5; indicador muito superior a 0,9; preconizado pelo Ministério da Saúde. Antevendo a crise pela alta probabilidade de epidemia, o Executivo intensificou as ações de controle do Aedes aegypti e conta com a colaboração dos claudienses para reverter o problema.

Além da intensa divulgação para a conscientização dos municípes sobre a proliferação do mosquito transmissor da Dengue e outras doenças, foram contratados mais agentes epidemiológicos para uma força tarefa que reforça o trabalho de vistoria e eliminação dos criadouros nas residências e terrenos baldios. Casos reincidentes de propriedades com alto número de focos serão notificados e, posteriormente, multados.

É muito importante a parceria da comunidade nesse combate, uma vez que o maior número de focos encontrados está nas residências. Não há medicamento que impeça a Dengue, dessa forma a melhor forma de evitá-la ainda é a fiscalização contínua dos imóveis. Para mais informações ou denúncias de irregularidades em imóveis, ligue (37) 3381 3066.