19 MAI 2016
PROMOÇÃO SOCIAL
Atenção aos sinais de abuso sexual infanto-juvenil é tema de palestra para educadores

A Prefeitura de Cláudio, por meio da Assessoria de Promoção Social e o CREAS, promoveu na noite  desta quarta-feira (18) um encontro com educadores da rede de ensino para o debate sobre os sinais que uma criança ou adolescente podem apresentar quando são vítimas de abuso ou exploração sexual. O evento foi dividido em três momentos.

A programação foi iniciada com a participação da presidente do Conselho Tutelar do Município, Marlene Freitas Reis, que explicou como é o funcionamento da unidade no atendimento a esses casos. Acompanhada das demais conselheiras, Marlene ressaltou que não cabe ao Conselho apurar os fatos, investigar e punir; mas encaminhar os casos aos órgãos competentes como Ministério Público, Polícia Militar, entre outros. Explanou sobre a importância de se denunciar quando houver suspeita desse tipo de violência contra o público infanto-juvenil pelo disque 100 e pelos contatos do Conselho Tutelar, telefone fixo e plantão, que são respectivamente: (37) 3381 3277 e (37) 98402 4042.

Na sequência, a psicóloga Maria Beatriz Versiani ministrou uma palestra sobre como os educadores podem colaborar para a identificação de casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ela exibiu trechos do filme "A Caça" no qual pontuou posturas erradas na interrogação de vítimas desse crime, ressaltando que nesses casos deve-se estabelecer uma relação de confiança entre quem sofreu o abuso e o profissional, que não instigue relatos fantasiosos. Pontuou em slides as diferenças de comportamento no público infanto-juvenil quando estão vivenciando esses casos e como a criança tende a manter em segredo a prática criminal, por medo do agressor ou de situações conflituosas decorrentes desse caso.

O encerramento da palestra se deu por meio de um debate, onde os cidadãos presentes puderam solucionar dúvidas e emitir opiniões.

18/05/2016

Fotos: Rafaela Rocha