16 MAR 2018
Castramóvel chega a Cláudio para controle populacional de animais errantes

O Município de Cláudio recebe a partir da próxima segunda-feira (19) o Castramóvel. A proposta itinerante de castração visa o controle populacional de cães e gatos errantes no Município.

A programação começa na Praça do Bide no dia 19 de março de 8 às 11h e de 13 às 17h. Na terça-feira (20) o veículo ficará no bairro Bela Vista, próximo a Clínica Veterinária É o Bicho de 8 às 11h e de 13 às 17h. No dia 21, quarta-feira, serão castrados os cães de rua das imediações do Centro e o Castramóvel estará próximo a Sede do Grupo de Resgate de 8 às 11h e de 13 às 17h.

No dia 22 duas localidades receberão o veículo: Na Praça do Rosário de 7 às 11h e na Praça do Bicame de 13 às 17h. O Jardim Monte Castelo receberá o Castramóvel no dia 23 de 08 às 11h e de 13 às 17h. Em Monsenhor João Alexandre, o veículo ficará estacionado próximo ao PSF VI de 8 às 11h e de 13 às 17h.

A castração será feita prioritariamente nos cães errantes. Eles foram identificados em um estudo feito pela Secretaria Municipal de Saúde junto aos PSFs. Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde Magno Gonçalves, após o procedimento, os animais serão levados para a recuperação no Canil Provisório do Município e depois soltos nos locais onde foram encontrados.

Paralelo a isso, a Secretaria de Saúde lança também uma campanha para adoção provisória desses animais com o intuito de que eles se recuperem sob os cuidados dos claudienses que podem se afeiçoar aos bichinhos ficando definitivamente com eles pós-recuperação.

“Esse é um serviço que foi negligenciado por muitos anos em Cláudio e graças à vontade do Executivo, hoje, vários transtornos podem ser amenizados como menos acidentes motociclísticos envolvendo cães, menos animais urinando e defecando nas ruas, atacando pessoas, espalhando lixo e menos reservatórios de zoonoses como raiva e leishimaniose”, pontua Magno.

O serviço de castração dos animais é continuado e de dois em dois meses o castromóvel estará no Município. A previsão da próxima etapa é em maio deste ano.