23 FEV 2016
Cláudio vai vencendo a Dengue
Agente epidemiológico faz inspeçã em residência

O intenso calor deste rigoroso verão e as constantes chuvas de fim de ano foram determinantes para a proliferação do mosquito Aedes aegypti em todo o país. A crise nacional ganhou proporções alarmantes. O Município de Cláudio também sentiu os reflexos desta propagação, pois o clima quente com as chuvas, aliados ao fato de que em várias residências havia ambiente propício (onde materiais inservíveis se tornaram focos do vetor da dengue), desencadeou um indesejado aumento das notificações dos casos da doença.

No final do ano de 2015, um número alarmante de casos suspeitos da doença foi detectado pela Secretaria Municipal de Saúde fazendo com que o Município agisse rapidamente para o controle da epidemia. Para se ter uma ideia, em 2014 foram 78 registros de casos suspeitos, contra 778 notificações em 2015.

Diante do significativo aumento das notificações dos casos de dengue, o Município decretou situação de emergência em 05 de janeiro de 2015. A partir dessa medida, ações enérgicas e emergenciais foram realizadas para o combate ao mosquito transmissor.

A primeira foi a contratação de mais quinze agentes epidemiológicos para o reforço na fiscalização de imóveis e eliminação de possíveis focos do vetor. Para a conscientização da população sobre o problema, foram produzidos panfletos informativos distribuídos por agentes da saúde em visitas nas residências. Reuniões com lideranças religiosas e empresariais foram realizadas de modo a se tornarem agentes multiplicadores da situação e de como evitar a proliferação do mosquito.

No Pronto Atendimento (PA) foi implantado o Protocolo de Manchester para a classificação de risco dos pacientes e atendimento imediato dos casos de emergência. Médicos que prestam serviço nos PSFs também estão dando suporte no PA.

Junto a Secretaria Regional de Saúde, foi viabilizado um Ultra Baixo Volume (UBV) veicular, popularmente conhecido como “fumacê”, que circula desde o dia 14 de janeiro por áreas de risco, com vistas a eliminação com inseticida de até 80% dos mosquitos adultos.

A Prefeitura ainda viabilizou a aquisição de mais insumos, equipamentos e medicamentos para o tratamento da doença. Mutirões de Limpeza estão sendo realizados em regiões com alto número de notificações da doença. Além disso, o Município encaminhou à Câmara Municipal um projeto para a punição pecuniária daqueles que insistirem em manter locais inadequados, sem os devidos cuidados, permitindo assim, a proliferação dos focos do mosquito transmissor em seus imóveis. A lei foi aprovada pelo Legislativo em regime de urgência no dia 20 de janeiro e sancionada pelo Executivo em 1º de fevereiro deste ano.

Outra medida é a capina e limpeza de terrenos baldios públicos e privados a fim de eliminar focos do Aedes Aegypti nesses locais. Estão empenhados nesta ação, homens, equipamentos e máquinas (caminhões, retroescavadeiras, roçadeiras acopladas em tratores, roçadeiras motorizadas individuais etc.). Um agente epidemiológico acompanha o serviço para a identificação e tratamento químico para a destruição dos criadouros do mosquito.

Com todos esses trabalhos, Cláudio começa a perceber queda no número de atendimentos de casos suspeitos da doença enquanto em outros municípios a situação começa a se agravar. Considerando o sistema de trabalho de Semana Epidemiológica preconizado pelo Ministério da Saúde, o índice mais crítico de 2016 até o momento foi na terceira semana de janeiro com 386 casos notificados. Na segunda semana de fevereiro esse número caiu para 110 casos e na última semana analisada, foram registrados 81 casos.

O Município conta também com a colaboração da comunidade para a vistoria de seus imóveis já que 80% dos focos estão nas residências. Os trabalhadores que mantém suas casa fechadas durante todo o dia podem marcar a inspeção dos seus imóveis para os sábados acionando o setor de Vigilância Epidemiológica pelo telefone (37) 3381 3066 ou pelo e-mail visa@claudio.mg.gov.br.

Todo o cuidado é importante principalmente neste momento em que o Ministério da Saúde prevê uma pandemia de Dengue, Zika Vírus e Chicungunya em território nacional ainda para este ano.

A Prefeitura está contando com o apoio dos cidadãos claudienses e tem trabalhado para derrotar a dengue nessa luta que é de todos.