20 OUT 2022
SAÚDE
Saúde da Cidade Carinho dá um grande passo no tratamento de lesões cutâneas (feridas)
Os enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionista do setor público de Cláudio estão sendo capacitados para a construção e implementação do protocolo para tratamentos de lesões cutâneas, popularmente conhecidas como feridas.

A técnica de curativo auxilia o organismo a promover a cicatrização, eliminando os fatores desfavoráveis que retardam a cicatrização da lesão, diminuindo infecções cruzadas, através de técnicas e procedimentos adequados.

Com a capacitação dos profissionais a Secretaria de Saúde passará a utilizar novos materiais nos tratamentos das lesões.

Com essa iniciativa a saúde claudiense realiza um grande avanço, como explica a Coordenadora da Atenção Primária Cleonice Rabelo: “ Com a implementação do protocolo será possível otimizar o uso dos materiais: coberturas avançadas e estaremos trabalhando de forma mais atualizada no tratamento de feridas. Será um ganho muito grande para todos, em especial aos pacientes, pois as técnicas modernas possibilitam a redução no tempo de tratamento e, na maioria dos casos, a cicatrização das lesões.

Para o Enfermeiro Doutor Juliano Teixeira Morais, responsável pela capacitação, o protocolo e utilização de coberturas modernas têm um grande retorno na  assistência à saúde do município. “Neste treinamento estamos realizando um nivelamento de conhecimentos dos profissionais da área da saúde da cidade, que traz como retorno a qualidade de assistência à saúde que o município oferece baseada em evidência científica, o que dá segurança para definir condutas e ao mesmo tempo o uso racional, uma vez que se otimiza recursos e resolve o problema do paciente” finaliza.

O Secretário de Saúde José Augusto Costa destacou que essa capacitação é uma excelente oportunidade para que os profissionais se atualizem e possam melhorar a assistência aos pacientes. “Essa capacitação é uma oportunidade excelente para nós profissionais da saúde nos atualizarmos e oferecermos o melhor tratamento para os pacientes.” Destaca o Secretário.

A princípio serão realizados dois primeiros encontros para discussão de forma teórica logo após visitas nas unidades para a implementação de forma prática do protocolo.

✅ Aqui na Cidade Carinho a saúde é tratada com respeito, humanidade e investimentos. Muitos investimentos!