03 OUT 2022
PREVENÇÃO À SÍFILIS: Saiba mais sobre a doença e sobre como se proteger
O terceiro sábado do mês de outubro foi instituído como o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita.

A Sífilis é uma doença bacteriana, sexualmente transmissível, e que pode permanecer por mais de um ano sem sintomas ou sinais até que sua fase final se manifeste, podendo causar graves lesões cutâneas, ósseas, cardiovasculares, neurológicas e levar à morte. Além disso, a infecção por sífilis pode colocar em risco não apenas a saúde do adulto, como também pode ser transmitida para o bebê durante a gestação (Sífilis Congênita).

Atualmente a doença possui tratamento e métodos de prevenção. No entanto, de forma geral, os números de casos de Sífilis Adquirida aumentaram em Minas Gerais neste ano. Analisando os números do mês de agosto de 2022 e 2021, é possível perceber o aumento de mais de 6% no número de casos neste ano.

Em nosso município o aumento também é perceptível, com destaque para o número de casos de Sífilis Congênita. De acordo com os dados apresentados pela Vigilância Epidemiológica, em 2020 foram notificados 2 casos e em 2021 houveram 4 casos na cidade. Este ano, até o dia 24/09, já foram notificados 8 casos de Sífilis Congênita,12 de Sífilis Adquirida e 4 casos de Sífilis em gestantes.

Tudo isso aponta para a importância do cuidado necessário com a doença, principalmente no que tange à sua prevenção. Tendo isso em vista, a Secretaria Municipal de Saúde promoverá durante este mês um dia especial para a testagem da população, visando promover o diagnóstico precoce, que permite um tratamento ainda na fase inicial da infecção.

Ainda vale lembrar que o cuidado individual também é de suma importância e pode ser praticado por meio da realização de testes gratuitos, disponibilizados pelo SUS, além do uso correto do preservativo masculino e/ou feminino, por se tratar de uma Infecção Sexualmente Transmissível.

Continue acompanhando os canais de comunicação da Prefeitura para saber mais sobre o dia e horário da ação de prevenção à Sífilis em nossa cidade. 🗓️✅

#cidadecarinho #SífilisAquiNão