20 SET 2021
A VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA EM NOSSO MUNICÍPIO COMEÇOU!
Não deixe seu bichinho virar uma fera: vacine seu cão ou gato contra a raiva
A raiva é uma doença fatal, a transmissão ocorre quando o vírus rábico, existente na saliva de qualquer animal mamífero infectado, entra no organismo através da pele ou de mucosas, seja por mordedura, arranhadura ou lambedura.

A vacina antirrábica é a medida mais eficaz para a prevenção desta doença, como destaca a médica veterinária Bárbara Marques “A campanha de vacinação antirrábica  promovida pelo município é importantíssima para proteger os nossos cães e gatos, proporcionando uma melhor qualidade de vida dos animais.

A vacinação nos povoados e comunidades rurais está acontecendo do dia 20/09 ao dia 24/09. Já na zona urbana, acontecerá do 27/09 ao dia 02/10. Para saber os locais e horários de vacinação confira o calendário disponível na bio do Instagram ou no site da Prefeitura de Cláudio.

🔸Confira algumas dicas para caso seja agredido por cão ou gato, mesmo se o animal estiver vacinado contra raiva, tome as seguintes providências:
• Lavar imediatamente o ferimento com água e sabão;
• Procurar com urgência a Unidade de Saúde mais próxima;
• Não matar o animal e, sim; deixá-lo em observação por 10 dias, para que se possa identificar qualquer sinal indicativo de Raiva;
• Se o animal adoecer, morrer, desaparecer ou mudar de comportamento, voltar imediatamente à Unidade de Saúde;
• Nunca interromper o tratamento preventivo sem ordens médicas.

#saúde #cidadecarinho