20 AGO 2021
SAÚDE
13ª Conferência Municipal de Assistência Social promove a participação popular e a elaboração de propostas que beneficiem a população.

Foi realizada na última quarta-feira (18/08) a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo os cidadãos claudienses em um espaço democrático de discussão e deliberação, para elaborar propostas de políticas públicas para o nosso município, estado e União.

Devido às medidas de prevenção à Covid-19, este ano a conferência foi realizada com número reduzido de pessoas, sendo também transmitida ao vivo pelos canais de comunicação da Prefeitura.

O Prefeito Reginaldo Freitas deu abertura ao evento, destacando o importante tema deste ano: Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social. A Assessora de Promoção Social, Eliana Toledo, também destacou a necessidade da conferência no atual momento vivenciado com a pandemia da Covid-19. O evento contou ainda com a participação dos membros do poder legislativo: vereador Caio Rodrigues, que esteve representando a Câmara Municipal dos Vereadores, e o vereador Darley Lopes.

Após a leitura do regimento interno, pelo presidente do Conselho Municipal de Assistência Social,  Damião Resende, a conferência teve continuidade com a participação do professor, assistente social e palestrante da conferência, Leonardo Koury Martins. O evento abordou a necessidade do financiamento estatal para que as políticas públicas de assistência social possam ser efetivas. Este ano, por meio dos 5 grupos formados, foram elaboradas 3 propostas para o município, 1 para o estado e 1 para a União.

Vale ressaltar que a atual realidade brasileira torna indispensável a colaboração de todas as esferas sociais para proporcionar uma qualidade de vida digna para as pessoas de nossa cidade, estado e país, bem como contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. Neste sentido, a conferência é fundamental para que as novas propostas elaboradas possam ser transformadas em políticas públicas que beneficiem todos os usuários do Sistema Único de Assistência Social.