11 MAI 2021
Secretaria de Educação distribui kits alimentação para alunos Claudienses da Rede Municipal de Ensino
Diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, muitas famílias têm enfrentado uma situação socioeconômica mais vulnerável. Compreendendo o papel social que as escolas têm na vida de crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Educação tem apoiado alunos e suas famílias com a distribuição de kits de alimentos. As entregas começaram na última quinta-feira (06), tanto nas escolas do perímetro urbano, quanto nas comunidades rurais. Ao todo, 3.386 kits estiveram disponíveis à todos aqueles que são alunos da rede municipal.

A entrega começou pela manhã seguindo os protocolos de segurança e enfrentamento à Covid-19, com aferição de temperatura nas entradas, higienização das mãos com álcool e uso de máscaras. Juntamente com as diretoras e vice-diretoras das escolas, a Secretária de Educação Geny Melo esteve acompanhando as entregas. Segunda ela, "foi emocionante ver a gratidão das famílias ao buscarem os kits e ouvir declarações de como eles vieram em um momento oportuno, uma vez que o atual cenário é desafiador."

A distribuição continuou sendo realizada na sexta (07/05) e segunda-feira (10/05), sendo que cada família teve direito a um kit por filho matriculado, ou seja, se uma família tem três filhos ela pode levar três kits alimentação. Segundo a nutricionista da rede municipal de ensino, Thays Moraes, a Escola Municipal Madre Maria dos Anjos Amorim e o CEMEI Dinha Lia entregaram todos os kits disponíveis. Nas demais escolas os kits alimentação continuarão sendo entregues durante o horário normal de funcionamento, juntamente com a entrega dos kits pedagógicos.

Os kits fazem parte de um programa do Governo Federal, em resposta a atual situação gerada pela pandemia da Covid-19, que suspendeu as aulas presenciais e consequentemente a merenda escolar. Dessa forma, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) envia uma verba para os estados e municípios para que seja possível a compra dos alimentos. A prefeitura municipal de Cláudio complementou essa verba com aproximadamente metade do valor necessário, a fim de oferecer uma cesta com maior qualidade e variedade. Os kits alimentação receberam elogios das famílias contempladas.

Como tem acontecido, famílias que não necessitam do kit alimentar, podem buscá-lo mesmo assim, a fim de doar para aqueles que precisarem. Para a Prefeitura de Cláudio, é de suma importância que as crianças continuem recebendo uma alimentação nutritiva, assim como recebiam com as merendas escolares nas aulas presenciais.