14 FEV 2021
Possível implantação da escola cívico militar em nossa cidade.
A Prefeitura Municipal de Cláudio, juntamente com a Secretaria de Educação e a ABEMIL, convidam para o 18º simpósio e audiência pública dia 18 de fevereiro (quinta-feira) às 18:30h na Escola Municipal Dr. Wilson Veado. O tema tratado será a possível implantação da escola cívico militar em nossa cidade.

A ABEMIL – Associação Brasileira de Educação Cívico-Militar - é uma instituição jurídica de direito privado, constituída da forma de Sociedade Civil de Fins Não Lucrativos, cujo maior objetivo é proporcionar a Orientação Técnica para as Escolas Públicas e Privadas na Implantação de Escolas Cívico Militares.

As Escolas Cívico Militares, amparadas pelo Decreto Federal n°10.004, tem como propósitos a promoção da melhoria da qualidade de ensino e a formação de futuros cidadãos, através da integração de atividades voltadas para a formação cívica e disciplinar, contribuindo sobremaneira para que os professores possam se dedicar exclusivamente à orientação pedagógica.

Os militares auxiliam na organização das atividades extra curriculares, desonerando os professores destas e otimizando o tempo do aprendizado escolar.
Não se trata de militarização da escola ou dos alunos, mas sim, do resgate de conceitos cívicos e do respeito às autoridades e instituições, sem a interferência na grade curricular adotadas pelas respectivas secretarias de educação.
Com isto, ganham os professores, os alunos e, por assim dizer, os pais e a sociedade como um todo.