11 SET 2018
Ministério da Saúde avalia com nota máxima atendimento em PSFs de Cláudio

Foi divulgado na última sexta-feira (07) o resultado de uma avaliação do serviço de atenção básica no Município de Cláudio realizada por uma equipe do Ministério de Saúde nos dias 16 e 17 de outubro do ano passado. Por meio do DAB (Departamento de Atenção Básica) no sítio eletrônico do órgão federativo, cinco das sete Unidades Básicas de Saúde do Município de Cláudio obtiveram nota máxima.

Os profissionais da União estiveram atentos durante sua estadia em Cláudio aos protocolos de atendimento e processos de trabalho em uma rotina normal das unidades de saúde. Paralelo a essa observação, os usuários do SUS, que demandaram o serviço nessas datas, tiveram a oportunidade de relatar suas experiências.

Após a coleta dos dados, o Ministério da Saúde conceituou como “ótimo” o atendimento de cinco unidades e como “muito bom” o serviço prestado pelas duas restantes. O Município comemora o resultado, uma vez que emprega, através do executivo, 30% de sua arrecadação em Saúde, ou seja, o dobro do que a Constituição Federal determina.

Além disso, o atual prefeito tem conseguido junto a deputados e senadores recursos através de emendas parlamentares para tentar suprir a ausência do Estado que vem repassando menos que o percentual obrigatório. Para se ter uma ideia, no ano de 2017, o Governo do Estado que é obrigado a repassar, no mínimo 12% da arrecadação para a Saúde, efetuou somente 7%.

SOBRE O PMAQ-AB

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) é um instrumento importante para o repasse de incentivos diretos do Ministério da Saúde aos Municípios, onde o foco é o fortalecimento da Atenção Básica.

Com o resultado final obtido pelas UBS's, o Município passa a receber do Bloco PMAQ-AB a importância de R$75.916,95 por mês, a partir da competência setembro/2018. Antes da análise feita pelos representantes do Ministério da Saúde em outubro do ano passado, o valor recebido era de R$45.200,00 mensais.

Em Cláudio, os investimentos em saúde só aumentam e quem ganha é a população, com a melhora e o aumento de serviços prestados.