02 JUL 2018
Novo CEMEI será inaugurado neste sábado

Uma importante conquista para os moradores do bairro São Bento e adjacências será comemorada pela comunidade no próximo mês. O CEMEI “Maria das Graças” será inaugurado no dia 07 de julho a partir das 9h em uma cerimônia na própria unidade educacional. Mais de cem famílias serão contempladas com o serviço.

O Centro Municipal de Educação Infantil contará com cinco salas para creche ou pré-escola, uma sala multiuso, uma sala de reuniões para professores, uma sala para a administração, refeitório, sanitário infantil, fraldário, sanitários comuns, playground, lavanderia, lactário, copa, cozinha, despensa e jardins. O educandário funcionará na Rua Inivaldo Rodrigues de Melo, antiga Avenida Carandaí, nº 20.

SOBRE A PATRONA DA UNIDADE

Maria das Graças Alves Santiago, filha de Aleixo Alves Ferreira e Terezinha Maria Ferreira, nasceu no dia 19 de setembro de 1958, na Comunidade de Formiguinha, zona rural do município de Cláudio/MG. Casou-se com Euzébio Anacleto Santiago e dessa união nasceram: Alessandro Alves Santiago, Aline Aparecida Alves Santiago e Alisson Horácio Alves Santiago.

Iniciou seus estudos na Escola Municipal Antônio Salatiel de Souza, e depois na Casa de Menores São Tarcísio.
Na cidade vizinha de Carmo da Mata, cursou o antigo ginásio no Grupo Escolar Joaquim Afonso Rodrigues, retornando em seguida para Cláudio, onde se formou em 1977 na Escola Normal Nossa Senhora Aparecida de Cláudio. Aliados a sua aptidão, os estudos foram de fundamental importância para que ela alcançasse êxito em sua vida profissional.

Sua carreira iniciou-se no ano de 1978 e com competência, exerceu a função de educadora trabalhando nas escolas: Escola Municipal Antônio Salatiel de Souza (Formiguinha), Escola Municipal Álvaro Ferreira Rodrigues (Povoado da Bocaina), Escola Municipal Maria Dias Coelho, Escola Municipal Inocêncio Amorim, Escola Municipal Coronel Joaquim da Silva Guimarães, Escola Municipal Dr. Wilson Veado e CEMEI “Dinha Lia.”

Na busca de novos desafios e aprendizados, visando o aprimoramento pessoal e profissional, cursou a Graduação em Pedagogia, na UNIFOR, em Formiga/MG e posteriormente Pós-graduação em Psicopedagogia, na “Faculdade de Educação São Luís”, em Jaboticabal/SP.

Educadora exemplar e dedicada, tornou-se muito querida e respeitada por seus colegas de profissão. Tinha grande paixão e afinidade com o trabalho na Educação Infantil.

Foi Diretora da Escola Municipal Inocêncio Amorim e Escola Municipal Dr. Mateus Salomé de Oliveira.

Devido sua eficiência e destaque profissional, em 12 de março de 2010, recebeu a homenagem de “Mulher Educadora”.

Em todas as escolas por onde passou, deixou boas lembranças e um legado de muita dedicação, compromisso, liderança, exemplo de humildade e sabedoria.

Na Secretaria Municipal de Educação, por muitos anos, trabalhou na Coordenação Pedagógica devido a sua competência e experiência, obtida em vários anos de trabalho e cursos de especialização. Contribuiu de forma eficaz no processo de criação e implementação dos Cemeis “Dinha Lia” e "D. Rosa”.

Depois de muitos anos de trabalho, Maria das Graças Alves Santiago faleceu, no dia 18 de março de 2016. Sua trajetória foi um marco na educação claudiense, e será sempre referência para todos que encaram a nobre e importante missão de educar.