22 MAR 2018
Prefeitura alerta para os riscos das queimadas

Desde 2014, a Prefeitura de Cláudio e a Defesa Civil tem mantido o combate de incêndios por meio dos brigadistas até a chegada do Corpo de Bombeiros de Divinópolis no Município. Antes disso, o serviço era realizado pela Defesa Civil que atuava com Caminhão Pipa da Prefeitura ou do Zé da Mancha.

Com o objetivo de organizar a logística do trabalho e preocupada com o alto índice de queimadas, a Defesa Civil reuniu órgãos envolvidos como Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Vigilância Sanitária e Ministério Público para articular uma campanha a fim de conscientizar o cidadão sobre o seu papel na prevenção.

Dessa forma foi criada a campanha “Queimada é crime!” com divulgação em rádio, redes sociais e blitz educativa, no intuito de conscientizar os cidadãos a evitar as queimadas principalmente em lotes vagos.

Outra ação realizada foi a criação da Brigada de Incêndio do Município, com participação de alguns servidores em um curso de capacitação no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros na cidade de Divinópolis. Após a conclusão do curso, esses profissionais começaram a atuar no município fazendo plantões. O trabalho teve ótimos resultados, pois foram combatidos vários incêndios em casas, lotes, carros, fazendas, evitando desastres maiores.

Em 2015, o Grupo de Resgate foi criado e a partir de 2016 além de socorrer pessoas, fez parceria como Brigadistas, contribuindo ainda mais com o combate de incêndios.

No ano passado, a Prefeitura, por meio da defesa civil, reuniu-se novamente com os órgãos envolvidos pensando na continuidade e melhorias dessa ação. Foi tratada a questão da prevenção e conscientização dos cidadãos, principalmente sobre os lotes vagos visto que a responsabilidade de manter o imóvel limpo é do proprietário de acordo com o Código de Posturas do Município que prevê ainda penalidades para quem descumprir a lei, pois queimada é crime.

Houve mais uma capacitação para Brigadistas da Prefeitura juntamente com o Grupo de Resgate. O curso aconteceu os dias 06 e 07 de julho do ano passado no Centro de Treinamento do Corpo de Bombeiros de Divinópolis. O serviço é acionado pela Polícia Militar através do número 190 e qualquer cidadão que presenciar queimadas criminosas pode efetuar a denúncia. São combatidas somente queimadas com risco de morte, danos materiais e ambientais.

Na zona rural, a Defesa Civil orienta que o proprietário faça o aceiro. Por se tratar de queimada de maior proporção, ressalta-se que a maioria das áreas é desconhecida e não tem como o caminhão pipa ter acesso a muitos desses locais. À noite, incêndios na zona rural serão combatidos somente em residências.