22 NOV 2017
Município executa 80 barraginhas em propriedades rurais

Iniciativa visa abastecer o lençol freático na Bacia do Matias para evitar crise hídrica.

Desde o dia 24 de outubro, o Município vem realizando com recursos próprios, através do convênio com a AMVI, a implantação do sistema de barraginhas em propriedades rurais na Bacia do Matias. A iniciativa partiu da preocupação em abastecer o lençol freático do Município, visto que a crise hídrica ainda assola o país, inclusive algumas cidades vizinhas. A expectativa é o aproveitamento do período chuvoso que já se iniciou.

O projeto das barraginhas visa impedir que a água da chuva provoque erosão e leve a terra para o leito dos rios, resultando no assoreamento, além da penetração no solo, possibilitando assim a revitalização dos corpos hídricos. Essa proposta foi apresentada aos produtores rurais, proprietários de terrenos abastecidos pela Bacia, no dia 16 de outubro em reunião realizada pelo Departamento de Meio Ambiente em parceria com a EMATER/MG e o Projeto de Melhoramento Genético na Câmara Municipal. Após o encontro, os produtores interessados na realização das barraginhas em sua propriedade foram cadastrados para que os locais fossem demarcados por técnico da EMATER/MG.

O Município também será beneficiado com a realização de 260 barraginhas, 8 km de terraço, na Bacia dos Gentios por um projeto elaborado pela EMATER/MG e parceria com a Prefeitura do Município que será executado pela CODEVASF. Os proprietários rurais de terrenos abastecidos por essa bacia interessados na proposta ainda podem se cadastrar na EMATER/MG que fica no Departamento de Meio Ambiente, Praça dos Ex Combatentes, 373. Essa segunda etapa do programa deve ser executada em 2018.

Na Bacia dos Matias, onde toda a proposta é executada pela Prefeitura, as máquinas realizam os trabalhos até a próxima sexta-feira (24).

ENTENDA MELHOR O PROJETO

Com o objetivo de barrar as enxurradas, as barraginhas são construídas de forma dispersa pela propriedade: nas partes altas e médias do terreno, pastagens, lavouras, bigodes de estradas e até nas entradas de voçorocas.

O Sistema Barraginhas ajuda a aproveitar, de forma eficiente, a água das chuvas irregulares e intensas. Ao barrar (reter) a água de uma chuva intensa, as barraginhas darão tempo para que essa água se infiltre no solo, recarregando o lençol freático. Quanto mais rápido essa água se infiltrar no solo, mais eficiente será a barraginha. Assim, ela estará apta a colher a próxima chuva e sucessivamente todas que ocorrerem.

Por sua vez, a recarga do lençol freático abastecerá os mananciais que mantêm as nascentes e córregos. Também umedecerá o entorno de cada barraginha, o que propiciará lavouras isoladas. Ao umedecer as baixadas, serão criadas condições para uma agricultura de qualidade e sem riscos, produção de alimentos e melhorias no sustento das famílias.