30/10/2017 às 13:50:00
› LIRAa aponta médio risco para epidemia em Cláudio

O Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) é uma metodologia que ajuda a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e, consequentemente, alerta sobre os possíveis pontos de epidemia da doença. A Prefeitura de Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Setor de Vigilância Epidemiológica, realizou entre os dias 23 e 26 de outubro no Município o terceiro LIRAa de 2017. Os dados apurados indicam médio risco para epidemia com 1,3% de IPP (Índice de Infestação Predial), sendo que o índice satisfatório é de 0 a 0,9%.

O objetivo deste levantamento é identificar as áreas da cidade com mais proporção/ocorrência de focos do mosquito e os criadouros predominantes. Essas informações possibilitam a intensificação das ações de combate à dengue, zika vírus e chukungunya, nos locais com maior presença do mosquito Aedes aegypti, como mutirões, vistorias mais detalhadas, entre outras medidas que podem ser direcionadas para áreas de maior risco.

A participação da comunidade é muito importante para que Cláudio não amargue novamente uma situação epidêmica.

EnfeiteCONTATO