Ruas e praças de Cláudio recebem moderna iluminação

17/06/2020 às 14:29:00

Sistema LED visa garantir conforto e segurança no tráfego de motoristas e pedestres. 

Desde janeiro deste ano, a Prefeitura tem executado, com recursos próprios do Município, o serviço de iluminação com sistema LED em diversas vias públicas. As lâmpadas, além de econômicas e sustentáveis, oferecem mais conforto visual para os condutores de veículos na hora de dirigir, além de promover a segurança dos pedestres, que ficam mais atentos e menos suscetíveis a atropelamentos ou assaltos.

Até o momento, já receberam o benefício, as ruas: Avenida Araguaia, Avenida Presidente Tancredo Neves, Praça do Fórum, Praça dos Ex-Combatentes, Rua Sete de Setembro e o Trevo próximo a Rodoviária. A Praça Levy Vitoi de Freitas e parte das ruas Minas Gerais e Itapecerica também estão iluminadas.

O serviço ainda será executado nas vias: Avenida Coronel Joaquim da Silva Guimarães, Avenida Inácio Ferreira do Sacramento, Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida no bairro Bela Vista, Rua Amapá, Rua Belo Horizonte, Rua Cambuquira,Rua Diamantina, Rua Itaguara, Rua Itaúna, Rua Padre João, Rua Padre Manoel, Rua Pará, Rua Piauí e Trevo próximo ao bairro São Francisco.

A previsão de conclusão da instalação dos novos equipamentos é julho deste ano.

 

BENEFÍCIOS DO LED

Em termos de economia, a iluminação de LED requer muito menos manutenção já que sua vida útil é muito maior que a das lâmpadas de vapor de mercúrio, por exemplo. Quanto a sustentabilidade, a tecnologia em uma luminária é capaz de evitar a emissão de 0,4 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Multiplicado esse valor pela quantidade de pontos de luz distribuídos em uma cidade, essa estatística se mostra muito mais significativa.

Dessa forma, a iluminação não só é mais econômica como é a que menos agride o meio ambiente. Outro ponto de destaque é que com esse tipo de tecnologia, pode-se obter altos índices de reprodução de cor (IRC), ou seja, mesmo de noite a iluminação é muito mais completa. Em ruas e avenidas, principalmente em horas de pouco movimento, esse fator pode ser decisivo para que acidentes e incidentes sejam evitados.