Alunos da educação infantil serão contemplados com projeto odonto-pediátrico para prevenção de cáries

09/04/2019 às 15:00:00

Cemei Maria das Graças será o primeiro educandário a receber a iniciativa inédita no Município.

Uma proposta de odontologia preventiva na primeira infância será implantada a partir do dia 10 de abril em educandários do Município. O Cemei Maria das Graças será a unidade educacional a receber oprojeto-piloto que tem caráter educativo, preventivo e curativo em crianças de seis meses a quatro anos de idade. Os secretários das pastas de Saúde e Educação do Município, João Carlos Vilela Marques e Iara Aparecida Amorim Santos, estiveram no local para uma visita nesta segunda-feira (08) acompanhados da dentista, Melissa Pacheco, responsável pela aplicação da proposta. 

A iniciativa visa identificar em um primeiro momento a mancha branca na dentição dos alunos, que é o primeiro sinal clínico da cárie, e tratá-la de maneira preventiva. Dessa forma, os transtornos pelo acometimento da cárie, como a dor por exemplo, seriam evitados. 

O atendimento aos alunos consistirá em diagnosticar essas lesões de mancha branca em estágio inicial, paralisar a evolução da cárie, aplicar selante nos dentes ainda não acometidos e verniz nas lesões de mancha branca para que a doença não se desenvolva além de promover atividades de caráter educativo como palestras e orientações para o público-alvo da iniciativa. 

O projeto odonto-pediátrico se estenderá a todas as unidades de Educação Infantil do Município e sua programação mensal será sempre divulgada no site da Prefeitura. Os atendimentos convencionais às crianças na Rede Pública de Saúde continuarão da mesma forma que já são executados.